0º C

16 : 38

Unitel, BFA e Standard Bank serão privatizados até meados de 2025

As privatizações da Unitel, Banco de Fomento Angola (BFA) e Standard Bank, por meio de venda de ações na bolsa, estão programadas para serem concluídas até ao final do primeiro semestre de 2025. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, durante um encontro com jornalistas em Luanda.

Registro autoral da fotografia

Há 2 semanas
2 minutos de leitura

A declaração foi feita após o sucesso da operação da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva), que alienou 30% de seu capital, atraindo uma procura quase oito vezes superior à oferta. Segundo Ottoniel dos Santos, este desempenho mostra que o mercado angolano tem potencial para absorver novos ativos e que as privatizações futuras podem ter resultados igualmente positivos.

O secretário de Estado destacou que o sucesso da Bodiva, que agora conta com 1869 acionistas, abre portas para outras iniciativas no mercado de capitais, não apenas no âmbito do programa de privatizações, mas também para empresas privadas que busquem financiamento através da bolsa.

Entre os ativos de peso a serem privatizados, Unitel, BFA e Standard Bank representam setores estratégicos – telecomunicações e financeiro. Ottoniel dos Santos acredita que o desempenho positivo da Bodiva é um indicador de que estas operações também terão elevada procura.

Quanto ao preço de venda dos ativos, o secretário de Estado explicou que será determinado com base nos resultados das operações das empresas, sendo definido no momento oportuno do processo de privatização.

As privatizações fazem parte de um programa mais amplo do Governo, que visa promover a transparência e estimular o crescimento da economia por meio da abertura de capital de empresas estratégicas.

PONTUAL, fonte credível de informação.