0º C

04 : 27

Desemprego recua para 28,8% e taxa de emprego sobe no segundo trimestre, aponta dados do INE

A taxa de desemprego em Angola caiu para 28,8% no segundo trimestre de 2025, menos 1,9 pontos percentuais do que no trimestre anterior, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Registro autoral da fotografia

Há 18 horas
2 minutos de leitura

Em sentido inverso, a taxa de emprego registou uma ligeira subida, passando de 63,2% para 63,3% no mesmo período. Os resultados constam do Inquérito ao Emprego em Angola (IEA), um levantamento por amostragem aplicado a agregados familiares em todo o território nacional, excluindo residentes em habitações coletivas, como hotéis, quartéis, hospitais ou residências estudantis.

No trimestre em análise, foram selecionados 10.944 agregados familiares, dos quais 10.918 responderam, correspondendo a uma taxa de resposta de 99,8%. Entre os inquiridos, o estudo recolheu informação socioeconómica detalhada, incluindo dados específicos sobre emprego para indivíduos com 15 ou mais anos.

O INE informou ainda que, a partir do próximo trimestre, a amostra do IEA será atualizada com base no Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) de 2024. Para o quarto trimestre, está prevista uma revisão metodológica das estatísticas de emprego, em conformidade com as resoluções 19.ª a 21.ª da Conferência Internacional das Estatísticas do Trabalho (CIET).