0º C

14 : 40

João Lourenço co-preside Conferência TICAD no Japão como líder da União Africana

O Presidente da República, João Lourenço, deslocou-se este domingo, 17, ao Japão, para co-presidir, na qualidade de Presidente em exercício da União Africana (UA), à 9.ª edição da Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento Africano (TICAD).

Registro autoral da fotografia

Há 3 horas
2 minutos de leitura

A conferência, considerada uma das principais plataformas de cooperação entre África e a Ásia, reúne dirigentes políticos, instituições multilaterais e parceiros estratégicos com o objetivo de reforçar investimentos e parcerias em sectores como a industrialização, inovação tecnológica, saúde, turismo e desenvolvimento sustentável.

João Lourenço viajou acompanhado pela Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, tendo partido do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, após a cerimónia de despedida que contou com a presença da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, ministros de Estado e outros membros do Executivo.

Criada em 1993 pelo Governo japonês, em parceria com a União Africana, as Nações Unidas e o Banco Mundial, a TICAD consolidou-se como um espaço de captação de apoios para projetos de desenvolvimento no continente, além de promover uma cooperação estruturante entre África e o Japão.

Na qualidade de líder da União Africana, João Lourenço representa não apenas Angola, mas também a voz coletiva do continente africano, num momento em que os Estados procuram maior dinamismo económico e maior presença política no cenário internacional.

A 9.ª edição da TICAD deverá ainda servir para impulsionar o financiamento de programas estratégicos e aprofundar a cooperação bilateral entre o Japão e os países africanos.