0º C

05 : 39

Famílias do Sumbe começam a receber apoio financeiro do KWENDA 2

O Programa KWENDA 2 entrou oficialmente em funcionamento no município do Sumbe, província do Cuanza-Sul, com o início, a 8 de Janeiro de 2026, das Transferências Sociais Monetárias, beneficiando centenas de famílias em situação de elevada vulnerabilidade social.

Registro autoral da fotografia

Há 17 horas
2 minutos de leitura

Segundo um comunicado do FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, a que a Pontual teve acesso, nesta nova fase, aplicada nas capitais provinciais, os apoios financeiros passam a ser atribuídos por categorias específicas de vulnerabilidade, numa abordagem selectiva que marca a reconfiguração do programa, agora designado KWENDA 2.

Facebook do FAS

No âmbito da fase piloto, foram cadastradas 136 pessoas com albinismo e 835 cidadãos em situação de risco e exclusão social, enquanto 670 idosos com mais de 60 anos, em condição de dependência física, económica ou isolamento, passaram a integrar a lista de beneficiários.

No documento dirigido à imprensa lê-se ainda que, o levantamento inclui 472 pessoas com doenças crónicas ou em cuidados continuados de saúde, bem como 389 crianças e jovens com necessidades especiais, reforçando o foco do programa nos segmentos mais frágeis da população.

Para além do apoio monetário directo, o KWENDA 2 aposta no investimento em capital humano, com especial atenção à primeira infância, no reforço da resiliência das famílias face aos choques climáticos e na melhoria das oportunidades produtivas, sobretudo através da agricultura familiar.

Avaliado em 520 milhões de dólares, o programa é financiado em 400 milhões de dólares pelo Banco Mundial e 120 milhões de dólares pelo Tesouro Nacional, consolidando-se como uma das principais iniciativas do Executivo para o combate à pobreza e à exclusão social no país.