0º C

20 : 02

General Furtado lidera tributo a Agostinho Neto na capital

Luanda vestiu-se de solenidade esta quarta-feira para assinalar os 103 anos de nascimento de António Agostinho Neto, fundador da Nação e primeiro Presidente de Angola. O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, liderou os actos centrais da capital, que incluíram o hastear da Bandeira Monumento e a deposição de uma coroa de flores no Monumento ao Soldado Desconhecido.

Registro autoral da fotografia

Há 2 horas
2 minutos de leitura

As cerimónias reuniram altas figuras do Executivo e do governo provincial, entre as quais o governador de Luanda, Luís Manuel da Fonseca Nunes. O momento, carregado de simbolismo, visou enaltecer o legado do nacionalista, médico, escritor e político que marcou de forma indelével a história de Angola.

O governo provincial de Luanda destacou, em comunicado, que a homenagem reafirma a importância de preservar a memória do líder que conduziu o país à independência e que é celebrado todos os anos a 17 de Setembro, Dia do Fundador da Nação e Herói Nacional.

Embora a capital tenha vivido esta atmosfera de reverência, o acto central das comemorações decorre no Icolo e Bengo, terra natal de Neto, onde as autoridades nacionais concentram as homenagens à figura maior da história contemporânea angolana.