0º C

16 : 02

Indústria nacional ganha força com unidade capaz de montar 300 postos de energia por mês

Uma unidade industrial instalada no município do Sequele, na província de Icolo e Bengo, tem capacidade para montar até 300 postos de transformação de energia eléctrica por mês, posicionando-se como um actor estratégico no reforço da rede eléctrica nacional.

Registro autoral da fotografia

Há 5 horas
2 minutos de leitura

O dado foi avançado ao ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, durante uma visita à fábrica E&A SOL, localizada no Km 30, onde o governante avaliou o nível de funcionamento da unidade e tomou contacto com outros projectos em desenvolvimento pela empresa.

Segundo uma nota do Ministério da Indústria e Comércio, no final da visita Rui Miguêns manifestou satisfação com o desempenho da fábrica e assegurou total abertura para apoio institucional aos projectos em curso, desde que cumpridos os requisitos de segurança, qualidade e sustentabilidade industrial.

O ministro deixou ainda recomendações técnicas, apelando à melhoria contínua da qualidade dos equipamentos produzidos, com vista a tornar a empresa competitiva a médio e longo prazos, tanto no mercado nacional como além-fronteiras.

De acordo com o comunicado, a empresa não pretende limitar-se ao abastecimento interno, tendo já como meta a exportação de equipamentos para outros mercados de África, da Europa e do continente americano.

Os responsáveis da unidade anunciaram igualmente a intenção de avançar, em breve, com a construção do Centro de Fabricação em África (CTA), a ser implantado no Parque Industrial de Catete, um projecto que poderá consolidar a aposta na industrialização do sector eléctrico.