0º C

06 : 08

João Lourenço anuncia integração das Lundas e do Moxico na rede eléctrica nacional

O Presidente da República, João Lourenço, garantiu esta quinta-feira, no Dundo, que as províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico serão ligadas à rede nacional de energia eléctrica, num processo que já dispõe de financiamento assegurado.

Registro autoral da fotografia

Há 2 dias
2 minutos de leitura

De acordo com o chefe de Estado, a extensão da rede avançará até Xá Muteba, município que servirá como ponto de transição para levar energia às três províncias do leste. “Não se trata de esquecimento, mas de um projecto que exige tempo e etapas bem definidas”, sublinhou, acrescentando que o financiamento para esta ligação está garantido.

O Presidente revelou ainda que Angola obteve, através de Portugal, um reforço de mais de 750 milhões de euros na linha de crédito, sendo que uma parte considerável será aplicada na construção de linhas de transporte de energia para as regiões ainda não abrangidas pela rede nacional.

A visita de João Lourenço à Lunda Norte ficou igualmente marcada pela inauguração do campus da Universidade Lueji A’Nkonde, no Dundo. A infra-estrutura, com capacidade inicial para mais de 3.100 estudantes, alberga os cursos de Direito e Economia e representa um investimento de 69 milhões de dólares, financiado pela Endiama no quadro da sua responsabilidade social.

O complexo universitário, erguido numa área superior a 85 mil metros quadrados, conta com 87 salas de aula, biblioteca, auditório, áreas administrativas, espaços de lazer e salas para julgamentos simulados. O plano de expansão prevê novos cursos nas áreas de Contabilidade e Auditoria, Engenharia, Ciências da Saúde e Agro-pecuária.

Após a cerimónia de inauguração, o chefe de Estado reuniu-se com o governo provincial, numa sessão dedicada à análise do desenvolvimento da Lunda Norte. A governadora Filomena Elizabeth Miza Aires apresentou um balanço dos principais desafios, apontando como prioridades o abastecimento de água, a melhoria das vias de comunicação, a expansão da rede eléctrica, a habitação e a criação de emprego para a juventude.

Para esta sexta-feira, está prevista a inauguração das instalações do Instituto Superior Politécnico da Lunda Sul, afecto à Universidade Lueji A’Nkonde, projecto financiado pela Sodiam.