0º C

09 : 43

Mistério do desaparecimento de padre termina com descoberta de homicídio

O desaparecimento do padre Vasco Gonguela Samba, vigário da Paróquia de São José, terminou de forma trágica com a descoberta do seu corpo na barragem do rio Kwando, no Huambo. O principal suspeito do homicídio é o próprio pai da vítima, já detido pelas autoridades.

Registro autoral da fotografia

Há 3 dias
2 minutos de leitura

A informação foi avançada esta Quarta-feira, 7 de Agosto, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), que confirmou a detenção de Amândio dos Santos Samba, pai do sacerdote, após “indícios fortes” de envolvimento na morte.

Vasco Gonguela encontrava-se desaparecido desde o dia 31 de Julho. A denúncia do desaparecimento partiu da Arquidiocese do Huambo, o que levou a direcção provincial do SIC a abrir uma investigação que culminaria, uma semana depois, com a descoberta do cadáver, submerso, e a detenção do familiar directo.

Após a realização da inspecção judicial no local, o corpo foi removido para a morgue do Hospital Geral do Huambo, onde será submetido a perícia médico-legal para apuramento das causas da morte.

As autoridades anunciaram que o detido será presente ao Ministério Público para os trâmites legais e garantem que prosseguem diligências adicionais para o total esclarecimento do caso.

Enquanto decorrem os procedimentos judiciais, o SIC apelou à serenidade da comunidade católica e dos familiares do sacerdote, num momento de profunda consternação.