0º C

12 : 20

Nova sede da Procuradoria-Geral da República eleva padrão institucional com auditório, ginásio e celas de trânsito

A Procuradoria-Geral da República (PGR) entra numa nova era com a conclusão do seu moderno edifício-sede, localizado nas imediações do centro dos poderes judicial e executivo, em Luanda. A inauguração do espaço marca, nas palavras do procurador-geral da República, Hélder Pitta Gróz, “um dos maiores marcos da história da instituição em 46 anos de existência”.

Registro autoral da fotografia

Há 17 horas
2 minutos de leitura

Com um auditório com capacidade para 246 lugares, duas salas de formação, biblioteca jurídica, ginásio e celas de trânsito destinadas a detenções temporárias, o novo edifício oferece condições de trabalho e formação consideradas de referência para o sistema de justiça angolano.

Durante a abertura da palestra “Retrospectiva Histórica da Procuradoria-Geral da República”, realizada no âmbito do 46.º aniversário da PGR e dos 50 anos da Independência Nacional, Pitta Gróz sublinhou a importância simbólica e funcional da nova sede:

“Esta infraestrutura é a expressão do nosso compromisso com a modernização da justiça e com o fortalecimento do Estado de Direito.”

O magistrado anunciou ainda a entrega da segunda e última fase das obras, iniciadas em 2023, e garantiu que a nova sede permitirá responder com mais eficácia aos desafios da legalidade, combate à criminalidade e formação contínua do corpo de magistrados e técnicos.

A nova sede da PGR representa, segundo especialistas, um salto qualitativo sem precedentes no reforço da autonomia e operatividade daquela que é uma das instituições-chave na defesa da legalidade democrática em Angola.