0º C

16 : 33

País conta com o segundo robô cirúrgico que vai ser usado na formação de profissionais da saúde

Angola já recebeu o segundo robô cirúrgico, que terá um “papel crucial na formação de profissionais de saúde”, tais como médicos e enfermeiros. O equipamento foi instalado no Edifício de Formação do Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP).

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

Segundo um comunicado do Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, a que o VerAngola teve acesso, o referido robô foi testado esta Terça-feira, pelo Doutor Petel, “como parte da segunda fase das cirurgias robóticas em andamento no Bloco Central do CHDCP”, tendo o teste contado com a “presença do director-geral, Carlos Alberto Masseca, acompanhado por outros responsáveis”.

Este robô vai desempenhar “um papel crucial na formação de profissionais de saúde, ao possibilitar a capacitação e o treinamento contínuo de médicos e enfermeiros”, numa iniciativa que tem em vista “elevar o nível de proficiência nas cirurgias robóticas, ampliando o uso de técnicas minimamente invasivas em Angola”.

“A instalação deste segundo robô no CHDCP representa um avanço significativo no sistema de saúde do país, consolidando o complexo hospitalar como um centro de referência em cirurgias robóticas”, lê-se no comunicado.

Este equipamento “foi concebido para simular procedimentos complexos, oferecendo aos profissionais de saúde a oportunidade de adquirir experiência prática antes de actuarem em cirurgias reais”.

A chegada deste novo robô vem reforçar o “compromisso contínuo” do Ministério da Saúde com a “modernização do sistema de saúde, em parceria com instituições internacionais”, aponta ainda a nota.

VA

PONTUAL, fonte credível de informação.