0º C

20 : 40

Portuguesa Indaqua assina contratos de gestão do sector da água com Angola no valor de 10 milhões de euros

O grupo português Indaqua assinou contratos de gestão avaliados em mais de 10 milhões de euros com as Empresas Públicas de Águas e Saneamento (EPAS) do Namibe e da Lunda Norte, num acordo que promete transformar o abastecimento de água e o saneamento a mais de 1,5 milhões de habitantes.

Registro autoral da fotografia

Há 6 horas
2 minutos de leitura

A parceria, financiada pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), prevê a intervenção directa da Indaqua até Julho de 2028, com o destacamento de 20 especialistas para o terreno, focados na modernização dos serviços e no reforço da eficiência operacional nas duas províncias.

Segundo a empresa, os contratos de gestão, operação e manutenção, firmados com a Direcção Nacional de Águas, têm como objectivo melhorar o acesso e a qualidade dos serviços, além de consolidar os processos de empresarialização em curso nas entidades beneficiárias.

Os acordos inserem-se no segundo projecto de desenvolvimento institucional do sector da água em Angola e contemplam, além da assistência técnica, a formação de 12 quadros nacionais, numa aposta clara na capacitação local e na sustentabilidade do sistema.

As acções abrangem toda a cadeia de gestão, desde a elaboração de planos de negócios, mecanismos de controlo e monitorização, até à reorganização da gestão financeira e de recursos humanos, passando pela optimização das redes, inventariação de activos e reforço da segurança e da qualidade da água.