0º C

10 : 53

PR autoriza investimento mais de 4 mil milhões Kz para levantar escola técnica no Uíge

O Presidente da República deu luz verde a uma despesa superior a 4,8 mil milhões de kwanzas destinada à construção e apetrechamento de um novo Instituto Técnico Médio no município do Bungo, na província do Uíge, um dos maiores investimentos recentes no sector da educação naquela região.

Registro autoral da fotografia

Há 13 horas
2 minutos de leitura

O projecto, formalizado através do Despacho Presidencial n.º 318/25, publicado a 7 de Novembro no Diário da República, prevê uma infra-estrutura de grande dimensão, equipada com 40 salas de aula, destinada a aliviar a pressão sobre a actual oferta de ensino técnico-profissional nas chamadas “Terras do Bago Vermelho”.

Embora o documento não identifique a empresa responsável pela obra, o Chefe de Estado atribui ao Governador do Uíge a autoridade para aprovar todas as peças do procedimento, validar a legalidade dos actos e assinar o contrato da empreitada, podendo ainda subdelegar competências.

A futura instituição surge como resposta às necessidades de formação dos jovens da província, que há anos reivindicam mais escolas técnicas capazes de garantir qualificações ajustadas ao mercado de trabalho.

Com este investimento, o Governo procura consolidar a rede de ensino médio técnico-profissional e acelerar o desenvolvimento social e económico do Uíge.