0º C

17 : 03

Primeiro-ministro do Haiti apresenta demissão

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, apresentou a demissão. A informação foi avançada pelo presidente da Guiana, Irfann Ali, durante uma cimeira regional em Kingston, na Jamaica.

Registro autoral da fotografia

Há 10 meses
2 minutos de leitura

“Reconhecemos a resignação do primeiro-ministro Ariel Henry perante o estabelecimento de um conselho presidencial transitório e a nomeação de um primeiro-ministro interino”, disse Ali, citado pela imprensa internacional.

O conselho que irá apontar o sucessor de Henry será constituído por dois observadores e sete eleitores que representarão os diferentes sectores da sociedade civil e religiosa do Haiti. Não se sabe, porém, a partir de quando será substituído o primeiro-ministro cessante do Haiti, uma vez que não foi apontada qualquer data para a constituição do referido conselho que nomeará o sucessor.

Henry apresentou a demissão depois de 10 dias de caos no Haiti, em que gangues criminosos uniram esforços para retirar do cargo o primeiro-ministro – que não tinha sido eleito e estava, nesta altura, ausente do país. Nas últimas duas semanas, membros dos gangues haitianos incendiaram esquadras, prisões, paralisaram o porto de Port-au-Prince e chegaram mesmo a cercar o aeroporto da capital.

Ariel Henry apresentou a demissão à Caricom, a comunidade regional caribenha, após uma reunião de emergência sobre o futuro do Haiti onde participou o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken.