0º C

04 : 29

SIC detém presidente da ATLA e jornalista no âmbito de processo por crimes de terrorismo

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, esta quarta-feira, 13, o presidente da Associação dos Taxistas e Lotadores de Angola (ATLA), Leonardo Lopes, de 40 anos, e o jornalista Alfredo Armando Bumba, de 31 anos, do jornal Expansão.

Registro autoral da fotografia

Há 2 dias
2 minutos de leitura

Ambos são suspeitos da prática dos crimes de associação criminosa, incitação à violência, atentado contra a segurança nos transportes e terrorismo, relacionados com actos de vandalismo e destruição de bens públicos e privados registados no final de Julho.

No mesmo processo foram detidos o presidente da Associação dos Brigadistas de Paragem de Táxi (ABTAXI), Melo Celestino Raimundo, 47 anos; o presidente da Cooperativa Dois PN (2PN), Pedro Fernandes, conhecido por “Mavinga”, 48 anos; bem como Renato Samuel Camiquene Cambungo, 20 anos, agente de vendas online, e Éder Gaspar da Costa, 42 anos, professor.

As detenções enquadram-se na investigação em curso que já levou à prisão preventiva de outros dirigentes e membros de associações de taxistas, incluindo o vice-presidente e o presidente da ANATA, além do jornalista da Televisão Pública de Angola (TPA), Emiliano Carlos Tomé; do secretário para Mobilização da JURA, braço juvenil da UNITA, Buka Tanda; e de dois cidadãos de nacionalidade russa.

Segundo nota do SIC, as diligências prosseguem para identificar e responsabilizar outros envolvidos nos acontecimentos, que as autoridades classificam como atentatórios à segurança e à ordem pública.