0º C

11 : 56

Téte António representa João Lourenço na Cimeira Africana do Clima em Adis Abeba

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, participa em representação do Presidente da República e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, na 2.ª Cimeira Africana do Clima, que decorre até 10 de Setembro em Adis Abeba, Etiópia.

Registro autoral da fotografia

Há 3 meses
2 minutos de leitura

Sob o lema “Aceleração de Soluções Climáticas Globais: Financiamento para o Desenvolvimento Resiliente e Verde de África”, o encontro reúne Chefes de Estado e de Governo, parceiros de desenvolvimento, organizações intergovernamentais, académicos, representantes da sociedade civil, comunidades indígenas, mulheres e jovens.

De acordo com uma nota do Centro de Imprensa da Presidência da República (CIPRA), a cimeira tem como objectivo consolidar uma posição africana unificada no debate internacional sobre as alterações climáticas, valorizando soluções lideradas a partir do próprio continente.

Entre os principais pontos em discussão estão os mecanismos de financiamento climático destinados a permitir que África possa mitigar e adaptar-se aos impactos da crise ambiental sem comprometer o desenvolvimento sustentável. A defesa de uma distribuição equitativa dos recursos é vista como crucial, atendendo ao facto de o continente contribuir pouco para as emissões globais, mas sofrer de forma desproporcional os seus efeitos.

A cerimónia de abertura contou com intervenções de várias figuras políticas africanas, incluindo Abiy Ahmed Ali, primeiro-ministro da Etiópia, William Ruto, Presidente do Quénia, Ismail Omar Guelleh, Presidente do Djibouti, e Brahim Ghali, Presidente da República Árabe Saharaui. Mukhtar Babayev, presidente da COP29, também marcou presença.

A Cimeira Africana do Clima prolonga-se até ao dia 10 e pretende ainda servir de plataforma para influenciar compromissos globais no quadro da acção climática.