0º C

20 : 11

Téte António representa João Lourenço na Cimeira Africana do Clima em Adis Abeba

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, participa em representação do Presidente da República e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, na 2.ª Cimeira Africana do Clima, que decorre até 10 de Setembro em Adis Abeba, Etiópia.

Registro autoral da fotografia

Há 11 horas
2 minutos de leitura

Sob o lema “Aceleração de Soluções Climáticas Globais: Financiamento para o Desenvolvimento Resiliente e Verde de África”, o encontro reúne Chefes de Estado e de Governo, parceiros de desenvolvimento, organizações intergovernamentais, académicos, representantes da sociedade civil, comunidades indígenas, mulheres e jovens.

De acordo com uma nota do Centro de Imprensa da Presidência da República (CIPRA), a cimeira tem como objectivo consolidar uma posição africana unificada no debate internacional sobre as alterações climáticas, valorizando soluções lideradas a partir do próprio continente.

Entre os principais pontos em discussão estão os mecanismos de financiamento climático destinados a permitir que África possa mitigar e adaptar-se aos impactos da crise ambiental sem comprometer o desenvolvimento sustentável. A defesa de uma distribuição equitativa dos recursos é vista como crucial, atendendo ao facto de o continente contribuir pouco para as emissões globais, mas sofrer de forma desproporcional os seus efeitos.

A cerimónia de abertura contou com intervenções de várias figuras políticas africanas, incluindo Abiy Ahmed Ali, primeiro-ministro da Etiópia, William Ruto, Presidente do Quénia, Ismail Omar Guelleh, Presidente do Djibouti, e Brahim Ghali, Presidente da República Árabe Saharaui. Mukhtar Babayev, presidente da COP29, também marcou presença.

A Cimeira Africana do Clima prolonga-se até ao dia 10 e pretende ainda servir de plataforma para influenciar compromissos globais no quadro da acção climática.