0º C

03 : 03

Recomendadas para si

Eleições contestadas nos Camarões provocam onda de violência, opositor refugia-se na Gâmbia

Issa Tchiroma Bakary, líder da oposição nos Camarões, encontrou refúgio na Gâmbia, após a contestada eleição de 12 de Outubro que confirmou a vitória do veterano Paul Biya, no poder desde 1982. O anúncio da sua chegada a Banjul, no dia 7 de Novembro, visa proteger o político em meio a uma onda de protestos mortais.

Redacção

Há 7 horas

Bastonário da Ordem dos Advogados aponta falhas graves no poder judicial

O Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Luís Domingos, classificou como “vergonhoso” o nível de corrupção no sistema judicial do país, durante a cerimónia de posse da nova Presidente do Conselho Provincial de Benguela da Ordem, Ngueza Correia.

Redacção

Há 7 horas

Crise interna? UNITA confirma processos disciplinares a dois apoiantes de Massanga Savimbi

A UNITA confirmou a suspensão de dois militantes na véspera do decisivo XIV Congresso Ordinário, anunciando processos disciplinares por alegadas violações éticas que agitaram o ambiente interno do partido.

Redacção

Há 7 horas

Vai ligar Cacuaco e Benfica: metro de superfície começa a sair do papel

O futuro Metro de Luanda deu esta Segunda-feira um passo decisivo com a assinatura de um memorando de entendimento entre o Ministério dos Transportes e a Alstom, visando a criação da nova Linha Azul, que deverá ligar Cacuaco ao Benfica ao longo de um corredor estruturante de cerca de 50 quilómetros.

Redacção

Há 7 horas

Gratidão à Rússia não impede África de defender a Ucrânia, afirma João Lourenço

África agradece a solidariedade histórica da Rússia nas lutas de libertação, mas mantém posição firme na defesa da soberania da Ucrânia — foi a mensagem que o Presidente João Lourenço deixou no fecho da 7.ª Cimeira UA–UE.

Redacção

Há 7 horas

Declaração de Luanda exige reformas globais e expõe fragilidades da dívida africana

A Declaração de Luanda, saída da Cimeira UA-UE, impõe no topo da agenda internacional a defesa do comércio livre, a necessidade de migração regular e a urgência de reformas institucionais globais, ao mesmo tempo que expõe, de forma discreta, a pressão da dívida que continua a sufocar vários países africanos.

Redacção

Há 8 horas

Comboio Clínico leva “hospital sobre carris” ao Léua e garante cuidados a mais de 400 Pessoas

O município do Léua, na província do Moxico, recebeu esta semana um verdadeiro “hospital sobre carris”, com a chegada do comboio clínico do projecto Tata Uhayele – Cuida da Sua Saúde, que prevê assistir mais de 400 pessoas em apenas dois dias. A iniciativa, liderada pela Fundação Ngana Zenza, leva consultas especializadas e medicamentos a populações que raramente têm acesso a serviços de saúde.

Redacção

Há 8 horas

Ao terminar a cimeira: João Lourenço garante que acordos UA–UE têm impacto directo na vida dos povos

A União Africana e a União Europeia acordaram reforçar a cooperação em segurança, ampliar a mobilidade entre os povos e impulsionar investimentos estratégicos, anunciou ontem o Presidente João Lourenço, no encerramento da 7.ª Cimeira UA–UE, em Luanda.

Redacção

Há 8 horas

Dívida excessiva de Angola ameaça estabilidade do país, alerta secretário-geral da ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, advertiu esta segunda-feira que Angola carrega “um peso excessivo da dívida”, avisando que essa pressão financeira deixa o país perigosamente exposto a choques externos. A declaração foi feita em Luanda, após a sua intervenção na Assembleia Nacional.

Redacção

Há 15 horas

Sociedade Civil exige acção imediata da UA e UE para garantir paz e prosperidade

A sociedade civil africana e europeia lançou, esta segunda-feira, um alerta contundente aos líderes da União Africana (UA) e da União Europeia (UE), exigindo decisões firmes e urgentes para travar a escalada de conflitos, reforçar a governação e impulsionar o desenvolvimento inclusivo. O apelo surge no âmbito da cimeira que decorre em Luanda e concentra atenções sobre o futuro da parceria entre os dois continentes.

Redacção

Há 15 horas

OMS elogia avanços de Angola na redução da mortalidade infantil e no combate ao VIH

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou esta Segunda-feira “resultados concretos e encorajadores” de Angola no sector da saúde, com ênfase para a queda da mortalidade materna e infantil, o controlo da transmissão do VIH de mãe para filho e os investimentos públicos destinados a reforçar o sistema nacional.

Redacção

Há 15 horas

Luanda volta ao centro das atenções internacionais com arranque da 10.ª reunião das Zonas Económicas Especiais Africanas

Luanda recebe esta Quarta-feira a 10.ª Reunião Anual das Zonas Económicas Especiais Africanas, um encontro que acontece em simultâneo com a primeira Cimeira Africana de Investimento Sustentável, reafirmando Angola como palco crescente de decisões estratégicas continentais.

Redacção

Há 15 horas