0º C

16 : 37

Angola conquista título de campeã africana de vela na classe Optimist por equipa

Angola sagrou-se campeã africana de vela, na classe Optimist, por equipa. A conquista aconteceu durante o campeonato africano, que decorre até ao próximo Sábado, em Seychelles.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

A Federação Angolana de Desportos Náuticos (FADEN), num comunicado a que o VerAngola teve acesso, anunciou a conquista, referindo que se trata do sexto título africano da selecção nacional de vela.

“É com grande orgulho que anunciamos que a selecção angolana de vela, na classe Optimist, conquistou o seu sexto título africano na regata por equipas, durante o campeonato africano, que decorre de 13 a 19 de Outubro em Vitória, Seychelles”, lê-se na nota.

Segundo a federação, esta conquista é resultado da determinação e dedicação dos velejadores, clubes e equipa técnica, a quem a FADEN endereçou os parabéns “pela revalidação do título”.

O feito não foi esquecido pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, que também parabenizou a selecção pela conquista.

Este ano, a selecção nacional de vela na Classe Optimist, que se encontra nas Ilhas Seychelles desde o passado dia 9 deste mês, contou com cinco atletas, que estavam prontos a defender o título de campeões africanos por equipas.

Assim, a equipa deste ano foi composta pelos velejadores Paulo João, Francisco Cândido, Lauriano Simão, Pedro Paulo e Marisa Simão, enquanto Moisés Camota assumiu as vestes de treinador e Rui Albuquerque foi o chefe de missão.

A FADEN recorda ainda a “vitória de 2019, também nas Seychelles, quando Angola enviou uma delegação de 10 velejadores e conquistou o título individual com o atleta Ronâncio Paulo e os títulos por equipa em ambos géneros”.

A federação destaca igualmente que “o treinador Moisés Camota e o chefe de missão Rui Albuquerque, que lideraram a equipa em 2019, continuam a desempenhar o mesmo papel em 2024”.

VA

PONTUAL, fonte credível de informação.