0º C

12 : 41

Casa Civil com novo comandante: PR aposta em Dionísio da Fonseca

O Presidente da República, João Lourenço, surpreendeu esta Sexta-feira ao nomear Dionísio Manuel da Fonseca como novo ministro de Estado e chefe da Casa Civil, numa remodelação que reforça o núcleo mais próximo do Chefe de Estado. A decisão foi anunciada através de uma nota oficial da Presidência.

Registro autoral da fotografia

Há 2 horas
2 minutos de leitura

Num outro decreto, o Presidente indicou Daniel Félix Neto, até agora governador da Lunda Sul, para assumir o Ministério da Administração do Território, sucedendo a Dionísio da Fonseca, que deixa a pasta para ocupar uma das funções mais influentes da estrutura executiva.

A movimentação ocorre horas depois da exoneração de Adão de Almeida, que abandona a chefia da Casa Civil para se preparar para a presidência da Assembleia Nacional, cargo para o qual foi apontado pelo Bureau Político do MPLA. A mudança gerou expectativa no meio político, sobretudo porque continua por esclarecer a substituição de Carolina Cerqueira a meio do mandato.

Dionísio da Fonseca, de 43 anos, é considerado uma das figuras ascendentes do aparelho governativo. Jurista de formação, possui mestrados pela University of Aberdeen e pela Saïd Business School da Universidade de Oxford, credenciais que reforçam o seu perfil técnico.

Antes de liderar o Ministério da Administração do Território, foi assessor jurídico da Vice-Presidência da República e vice-governador de Luanda para a área política e social, somando já uma trajectória marcada por ascensões rápidas.