0º C

06 : 31

Chega a Angola o primeiro de 19 helicópteros destinados à segurança pública

A Polícia Nacional de Angola recebeu, esta quarta-feira, em Milão, o primeiro de 19 helicópteros de fabrico italiano destinados a reforçar as operações de segurança pública no país. O moderno aparelho marca o início de uma nova era na vigilância, patrulhamento e resposta rápida a emergências em todo o território nacional.

Registro autoral da fotografia

Há 18 horas
2 minutos de leitura

A cerimónia de entrega do helicóptero, modelo AW139 Bimotor, decorreu nas instalações da Leonardo Helicopters, uma das maiores fabricantes aeronáuticas da Europa. Em representação do Ministro do Interior, Manuel Homem, esteve presente o Comandante-Geral da Polícia Nacional, Comissário-Geral Francisco Ribas da Silva, que recebeu oficialmente a aeronave.

Segundo o Ministério do Interior, a nova frota, composta por 19 helicópteros dos modelos AW139 e AW119Kx Koala, está equipada com tecnologia de ponta, permitindo “melhorar a vigilância e o patrulhamento, garantir respostas rápidas em situações de emergência e calamidade, sobretudo fora dos centros urbanos, e reforçar a protecção das populações”.

A aquisição resulta de um contrato celebrado entre o Governo angolano e a empresa italiana Leonardo Helicopters, que inclui também a formação de pilotos, mecânicos e outros técnicos especializados no centro de treinamento da empresa, em Itália.

Durante o acto, o vice-presidente sénior de Marketing e Vendas da Leonardo Helicopters, Stefano Villante, e o Comissário-Geral Francisco Ribas da Silva rubricaram o termo de entrega oficial. O momento foi antecedido por uma visita à linha de montagem, testes técnicos à aeronave e um voo inaugural realizado pelo próprio Comandante-Geral, acompanhado pela sua delegação.

Numa nota divulgada pela Polícia Nacional, a instituição sublinha que os novos helicópteros “serão vitais para reforçar a capacidade operacional da corporação, combater de forma mais eficaz a criminalidade organizada, apoiar missões de busca e salvamento e garantir maior cobertura aérea em todo o território nacional”.

Após a cerimónia, a delegação angolana visitou o Centro de Formação da Leonardo Helicopters, onde acompanha o treinamento de efectivos angolanos da Unidade de Aviação da PNA. O Comandante-Geral encorajou os formandos a “empenharem-se na aprendizagem e regressarem ao país preparados para cumprir com excelência as missões que lhes forem incumbidas”.