0º C

12 : 05

Cocaína nas gingubas: SIC «desbarata» esquema de tráfico inédito em Benguela

Uma insólita tentativa de tráfico de cocaína foi travada pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Benguela, onde dois cidadãos nacionais, de 27 e 31 anos, foram apanhados a tentar fazer passar a perigosa substância como se fossem simples snacks.

Registro autoral da fotografia

Há 18 horas
2 minutos de leitura

A detenção ocorreu no âmbito da Operação Tranquilidade III, numa acção que surpreendeu até os mais experientes investigadores. À primeira vista, os dois pacotes apreendidos continham apenas ginguba torrada e bolachas. Contudo, uma investigação minuciosa revelou que as iguarias estavam impregnadas com cocaína, numa manobra engenhosa destinada a iludir os sistemas de controlo e transporte da droga até à província do Huambo.

“Foi uma tentativa ardilosa e bem calculada, mas não o suficiente para escapar à acção eficaz dos nossos efectivos”, afirmou o inspector-chefe Francisco Vieira, porta-voz do SIC em Benguela.

De acordo com a nota oficial, a droga encontrava-se dissimulada de forma criteriosa entre os alimentos, com o objectivo de dificultar a detecção pelas autoridades. No entanto, os investigadores conseguiram identificar a anomalia através de técnicas forenses e diligências operacionais.

A pronta intervenção do SIC impediu que o carregamento chegasse ao seu destino, onde se acredita que iria abastecer uma rede local de microtráfico.

“Este caso prova que os traficantes estão a recorrer a métodos cada vez mais criativos e perigosos. Felizmente, a nossa capacidade de resposta continua a corresponder ao nível da ameaça”, destacou Francisco Vieira.

Os dois detidos encontram-se sob custódia e deverão ser presentes ao Ministério Público nos próximos dias para aplicação das medidas de coacção legal.

As autoridades reiteram o apelo à vigilância da população e garantem que a luta contra o tráfico de drogas permanece uma prioridade absoluta, independentemente da forma como estas substâncias tentem entrar nas comunidades.

PONTUAL, fonte credível de informação.