0º C

09 : 06

Detidos autor do arremesso de granada e polícia que matou investigador em Cacuaco

As autoridades confirmaram a detenção do agente da Polícia Nacional responsável pela morte de um investigador do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e do militar das Forças Armadas Angolanas (FAA) que lançou uma granada durante o mesmo incidente, ocorrido no domingo, em Cacuaco, Luanda. O ataque com o engenho explosivo feriu 26 pessoas e causou pânico entre os presentes.

Registro autoral da fotografia

Há 17 horas
2 minutos de leitura

De acordo com o comunicado do SIC, o investigador foi atingido mortalmente por disparos de uma metralhadora AKM, na sequência de um desentendimento com o agente da Polícia Nacional. O autor do homicídio colocou-se em fuga, mas acabou por se entregar às autoridades na quinta-feira, vindo a ser detido para responder criminalmente pelos factos.

Minutos após a remoção do corpo, uma granada de mão foi lançada no local, provocando ferimentos em mais de duas dezenas de cidadãos, que tiveram de receber assistência médica de urgência.

Embora as primeiras informações apontassem o agente homicida como responsável também pelo arremesso da granada, o SIC esclareceu mais tarde que os dois crimes foram cometidos por pessoas diferentes. As investigações determinaram que o autor da explosão foi um 2.º cabo das Forças Armadas Angolanas, igualmente já detido.

O militar, que responderá num processo-crime sob a alçada da Polícia Judiciária Militar, será ouvido nos próximos dias, enquanto o caso continua a ser acompanhado de perto pelas autoridades de defesa e segurança.