0º C

18 : 04

João Lourenço recebe mensagens de solidariedade e cooperação da FNLA, Frelimo e Zâmbia

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu esta sexta-feira, em audiências separadas, o líder da FNLA, Nimi a Simbi, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Zâmbia, Mulambo Haimbe, e o secretário-geral da Frelimo, Ghakie Aboobacar. Os encontros decorreram no Palácio Presidencial e tiveram como pano de fundo temas políticos, diplomáticos e de cooperação regional.

Registro autoral da fotografia

Há 9 horas
2 minutos de leitura

O primeiro encontro do dia juntou o Chefe de Estado ao presidente da FNLA. Nimi a Simbi abordou com João Lourenço questões ligadas à situação política nacional e à condição social dos antigos combatentes do Exército de Libertação Nacional de Angola (ELNA), braço armado do partido durante a luta de libertação.

À saída da audiência, o dirigente da FNLA elogiou o gesto do Presidente da República de incluir o nome de Holden Roberto, fundador da FNLA e um dos signatários dos Acordos de Alvor, na lista de condecorados por ocasião dos 50 anos da Independência Nacional.

“É uma boa novidade. Todo o mundo sabe o papel de Holden Roberto na libertação de Angola. Ele merece esta homenagem”, declarou Nimi a Simbi, acrescentando que o encontro foi “muito positivo”, embora tenha lamentado as “más condições de vida” enfrentadas por antigos combatentes da FNLA.

Segundo o político, o assunto estava há muito na agenda do partido, e a audiência representou uma oportunidade de reforçar o diálogo entre a FNLA e o Executivo.

Zâmbia reforça cooperação bilateral com Angola

Ainda durante a manhã, João Lourenço recebeu Mulambo Haimbe, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Zâmbia, que entregou uma mensagem pessoal do Presidente Hakainde Hichilema.

De acordo com nota da Presidência, o documento versa sobre o fortalecimento das relações bilaterais e a cooperação em diversos sectores, confirmando a boa saúde diplomática entre Luanda e Lusaca.

“A mensagem do Presidente Hichilema centra-se no aprofundamento da amizade e no reforço da parceria estratégica entre os dois países”, referiu o enviado especial zambiano após a audiência.

Frelimo e MPLA destacam amizade histórica entre Angola e Moçambique

A jornada diplomática encerrou com o encontro entre João Lourenço e o secretário-geral da Frelimo, Ghakie Aboobacar, que destacou as relações históricas e de solidariedade entre os povos de Angola e Moçambique.

“Conversámos sobre os laços de amizade e cooperação que unem as nossas formações políticas e os nossos povos, assentes numa história comum de libertação e desenvolvimento”, declarou o dirigente moçambicano, à saída do encontro.

Entre política interna e diplomacia regional

As audiências desta sexta-feira confirmam o ritmo intenso de contactos políticos e diplomáticos mantido por João Lourenço, que tem apostado em reforçar pontes de entendimento no plano interno e alianças estratégicas no continente africano.