0º C

21 : 03

Polícia cercada pela população durante remoção de cadáveres no Bita

O que deveria ser apenas uma operação policial de rotina acabou em desordem, esta terça-feira, no bairro Bita Progresso, em Luanda. A Polícia Nacional confirmou o encontro de dois corpos de jovens, alegadamente mortos na sequência de um confronto entre grupos rivais envolvidos em disputas por terrenos.

Registro autoral da fotografia

Há 11 horas
2 minutos de leitura

De acordo com o Comando Provincial de Luanda, as vítimas, dois homens de 21 e 34 anos, foram encontradas por volta das 16h30, e tudo indica que as mortes resultaram de uma contenda relacionada com ocupações ilegais de terrenos.

Quando as autoridades se preparavam para remover os cadáveres e realizar os exames médico-legais, um grupo tentou impedir a operação, insurgindo-se contra os agentes da ordem. A situação gerou momentos de tensão e desordem, obrigando a intervenção imediata da Polícia, que “adoptou medidas de reposição da ordem pública”, conforme o comunicado oficial.

A acção culminou com a detenção de vários indivíduos envolvidos na resistência às autoridades. A Polícia informou ainda que decorrem diligências para o esclarecimento completo dos factos e para a localização e responsabilização dos autores dos homicídios.

O Comando Provincial apelou à população para não resistir às autoridades nem participar em actos de desobediência, lembrando que “o cumprimento da lei é essencial para garantir a segurança e a ordem públicas”.