Angola e Egipto estreitam laços para melhorar sector da Saúde
Angola e o Egipto deram um novo passo no fortalecimento da cooperação bilateral no domínio da Saúde, com vista à modernização dos serviços, capacitação de quadros e produção local de medicamentos. A iniciativa, que promete transformar o panorama sanitário nacional, foi o principal tema abordado esta quinta-feira, em Luanda, durante o encontro entre a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, e a embaixadora egípcia acreditada em Angola, Neveen El-Husseiny.

Registro autoral da fotografia
De acordo com o Ministério da Saúde, o encontro insere-se na estratégia de diplomacia sanitária do Governo angolano, que privilegia parcerias estratégicas para reforçar as capacidades nacionais e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Entre os principais pontos da agenda destacou-se a análise do projecto de Memorando de Entendimento entre a Agência Reguladora de Medicamentos e Tecnologias de Saúde de Angola (ARMED) e a Autoridade Egípcia de Medicamentos. O documento, a assinar brevemente, abrangerá a regulação farmacêutica, troca de boas práticas e promoção da produção local de fármacos.
Durante o encontro, a diplomata egípcia expressou o firme interesse do seu país em formar quadros angolanos em áreas clínicas prioritárias como cardiologia, oncologia e ortopedia, reforçando a capacidade nacional de resposta nos serviços de saúde. “O Egipto tem uma longa tradição no campo da medicina e está disponível para partilhar o seu conhecimento técnico e científico com Angola”, afirmou Neveen El-Husseiny, sublinhando o compromisso do seu governo com o aprofundamento da cooperação Sul-Sul.
Por seu turno, Sílvia Lutucuta considerou que a parceria com o Egipto “representa uma oportunidade concreta para capacitar os profissionais de saúde, modernizar os sistemas e promover a inovação na saúde pública”. A ministra destacou ainda o empenho do Executivo em consolidar alianças internacionais que contribuam directamente para o desenvolvimento humano e o bem-estar dos cidadãos.
O encontro terminou com a proposta egípcia de apoiar Angola nas acções de combate à malária e no reforço da investigação laboratorial, consolidando uma parceria que se pretende sustentável, técnica e mutuamente benéfica.
Participaram igualmente na reunião os secretários de Estado para a Saúde Pública e para a Área Hospitalar, Carlos Pinto de Sousa e Leonardo Inocêncio, o director nacional dos Hospitais, Benedito Quintas, e outros altos responsáveis do sector.
Notícias que você também pode gostar
Impedido de entrar nos Estados Unidos quando se preparava para participar no Mundial de 2026, um árbitro somali regressou a casa sob uma onda de solidariedade que transformou o aeroporto de Mogadíscio num palco de emoção e apoio popular.
Há 44 minutos
Angola deu mais um passo no combate aos crimes financeiros. A Assembleia Nacional aprovou, esta terça-feira, na especialidade, alterações à Lei de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais, reforçando os mecanismos de controlo sobre operações suspeitas e o financiamento de actividades ilícitas.
Há 52 minutos
Velhas divergências voltaram a agitar o universo político angolano. Lindo Bernardo Tito e William Tonet protagonizam uma troca pública de acusações que traz novamente para o centro do debate os conflitos que marcaram a trajectória da CASA-CE.
Há 11 horas
Angola elevou o nível de alerta sanitário e reforçou as medidas de prevenção contra o ébola, numa altura em que o surto na República Democrática do Congo e no Uganda continua a preocupar as autoridades de saúde. O aviso foi lançado esta terça-feira pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Há 11 horas
O Angotic 2026 vai chegar às salas universitárias de várias províncias do país através do Angosat-2. Seis instituições públicas de ensino superior vão acompanhar, em directo, o maior fórum nacional dedicado às tecnologias e inovação digital.
Há 11 horas
A corrida à liderança do MPLA ganhou novos contornos de tensão. António Venâncio e José Carlos de Almeida admitem contestar a validação da candidatura de João Lourenço, alegando irregularidades e violação do calendário eleitoral interno do partido.
Há 11 horas
A Sérvia quer encurtar a distância com Angola e aposta na criação de voos directos entre os dois países para acelerar negócios, investimentos e novas oportunidades de cooperação. A intenção foi anunciada esta terça-feira pelo Presidente sérvio, Aleksandar Vučić, durante a visita oficial de João Lourenço a Belgrado.
Há 11 horas
Num momento de crescente tensão geopolítica na Ásia, o Presidente da China, Xi Jinping, iniciou esta terça-feira uma visita oficial de dois dias à Coreia do Norte, numa deslocação vista por analistas como um sinal claro de fortalecimento da aliança entre Pequim e Pyongyang.
Há 2 dias
Impedido de entrar nos Estados Unidos quando se preparava para participar no Mundial de 2026, um árbitro somali regressou a casa sob uma onda de solidariedade que transformou o aeroporto de Mogadíscio num palco de emoção e apoio popular.
Há 44 minutos
Angola deu mais um passo no combate aos crimes financeiros. A Assembleia Nacional aprovou, esta terça-feira, na especialidade, alterações à Lei de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais, reforçando os mecanismos de controlo sobre operações suspeitas e o financiamento de actividades ilícitas.
Há 52 minutos
Velhas divergências voltaram a agitar o universo político angolano. Lindo Bernardo Tito e William Tonet protagonizam uma troca pública de acusações que traz novamente para o centro do debate os conflitos que marcaram a trajectória da CASA-CE.
Há 11 horas
Angola elevou o nível de alerta sanitário e reforçou as medidas de prevenção contra o ébola, numa altura em que o surto na República Democrática do Congo e no Uganda continua a preocupar as autoridades de saúde. O aviso foi lançado esta terça-feira pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Há 11 horas
O Angotic 2026 vai chegar às salas universitárias de várias províncias do país através do Angosat-2. Seis instituições públicas de ensino superior vão acompanhar, em directo, o maior fórum nacional dedicado às tecnologias e inovação digital.
Há 11 horas
A corrida à liderança do MPLA ganhou novos contornos de tensão. António Venâncio e José Carlos de Almeida admitem contestar a validação da candidatura de João Lourenço, alegando irregularidades e violação do calendário eleitoral interno do partido.
Há 11 horas
A Sérvia quer encurtar a distância com Angola e aposta na criação de voos directos entre os dois países para acelerar negócios, investimentos e novas oportunidades de cooperação. A intenção foi anunciada esta terça-feira pelo Presidente sérvio, Aleksandar Vučić, durante a visita oficial de João Lourenço a Belgrado.
Há 11 horas
Num momento de crescente tensão geopolítica na Ásia, o Presidente da China, Xi Jinping, iniciou esta terça-feira uma visita oficial de dois dias à Coreia do Norte, numa deslocação vista por analistas como um sinal claro de fortalecimento da aliança entre Pequim e Pyongyang.
Há 2 dias













