0º C

02 : 26

Guterres saúda João Lourenço e desafia União Africana a enfrentar crises do continente

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, saudou João Lourenço pela sua eleição como Presidente em exercício da União Africana, cargo que assumirá por um ano. Durante a abertura da 38.ª Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da organização continental, Guterres expressou a sua expectativa em trabalhar com o estadista angolano, que agora se torna a principal figura política da UA.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

Na sua intervenção, o líder das Nações Unidas reconheceu os desafios colossais que África enfrenta, alertando que a solução para muitos desses problemas, como o conflito na República Democrática do Congo (RDC), está nas mãos dos próprios líderes africanos. Guterres sublinhou ainda a necessidade urgente de travar a escalada de violência no Sudão, condenando os discursos de ódio e os ataques de natureza étnica, que agravam a já frágil situação do país.

Relativamente ao tema escolhido para a União Africana este ano, o chefe da ONU defendeu a criação de mecanismos concretos de justiça reparatória para o continente, sublinhando que é tempo de transformar promessas em ações efetivas.

PONTUAL, fonte credível de informação.