0º C

17 : 38

João Lourenço autoriza pedido de crédito de mais de 200 milhões de dólares para construção de satélite de observação da terra

A construção do satélite de observação da terra para Angola conta já com um financiamento de 189,9 milhões de euros (cerca de 210 milhões de dólares), cuja celebração dos acordos entre Angola e o banco francês Société Générale foi autorizada pelo Presidente da República.

Registro autoral da fotografia

Há 3 meses
2 minutos de leitura

João Lourenço, em despacho presidencial, consultado esta Segunda-feira pela Lusa, autorizou a celebração dos acordos de crédito à exportação e crédito comercial entre Angola e a francesa Société Générale no valor de 189.988.694 euros para o projecto.

Os acordos terão a cobertura da Agência de Crédito à Exportação Francesa “Bpifrance AE” para financiamento de 85 por cento do valor do contrato comercial, incluindo 100 por cento do prémio de seguro no valor global de 35,2 milhões de euros para o financiamento do pagamento inicial, correspondente a 15 por cento do contrato.

O satélite de observação da terra para Angola, denominado Angeo-1, vai ser construído pela Airbus Defense and Space, em França, à luz dos acordos rubricados entre ambos os países, no âmbito da visita do Presidente francês, Emanuel Macron, a Luanda, em Março de 2023.

Controlo da meteorologia, produtividade agrícola, obras de construção, ambiente, desflorestação e outros estão entre as valências do satélite.

VA

PONTUAL, fonte credível de informação.