0º C

00 : 50

Manuel Homem: nova prisão vai ser construída no Uíge

Uma nova prisão vai ser construída no Uíge. O anúncio é de Manuel Homem, ministro do Interior, que explicou que a edificação do novo estabelecimento prisional faz parte de um programa do governo, que teve início no ano passado e que tem como objectivo a construção de cinco novas cadeias no país.

Registro autoral da fotografia

Há 1 dia
2 minutos de leitura

“Neste programa em concreto, está incluído a província do Uíge. Por isso, iremos priorizar, no âmbito desta autorização, a construção da nova cadeia na província do Uíge”, disse o titular da pasta do Interior, quando falava à imprensa, após uma visita ao Uíge.

Esta medida tem como objectivo a melhoria das condições de alojamento dos reclusos que estão na Comarca do Congo, cuja construção remonta à época colonial e que tem capacidade para 250 presos, mas acolhe actualmente mais do dobro (562 reclusos), segundo a Angop.

Desse modo, Manuel Homem considerou que as condições daquele estabelecimento não são boas, cujo cenário piora com a sobrelotação de presos naquele estabelecimento.

Segundo o titular da pasta do Interior, o governo do Uíge já disponibilizou ao ministério por si dirigido um espaço com aproximadamente 50 hectares orientado para construir a nova prisão.

Citado pela Angop, o governante afirmou que, actualmente, estão em andamento os processos para identificar os financiamentos e iniciar as obras de construção o mais rápido possível, acrescentando que a Comarca do Congo vai ser fechada, pois já não possui as condições necessárias para acolher a população prisional.

Ainda no âmbito da sua jornada de trabalho no Uíge, o ministro do Interior voltou a reiterar o combate ao contrabando de combustível.

Segundo um comunicado do governo provincial do Uíge, na Quinta-feira, o governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, recebeu Manuel Homem, que realizou uma visita de dois dias à referida província, com o intuito de “avaliar o funcionamento do sector a nível da região”.

“Manuel Homem, que se faz acompanhar de uma vasta comitiva, recebeu cumprimentos de cortesia no governo provincial, onde foram apresentadas algumas preocupações relacionadas à segurança pública, contrabando de combustíveis e criminalidade violenta, entre outros”, refere a nota.

Nesta sua jornada de trabalho, o ministro visitou, no município de Negage, a “Cadeia de Kindoki, o Centro Regional de Detenção de Imigrantes, afecto aos Serviços de Emigração e Estrangeiros (SME) e as obras dos serviços integrados da Polícia Nacional”, enquanto no município do Uíge, visitou as “obras da futura sede dos Serviços de Investigação Criminal (SIC) e o projecto de 200 habitações da Caixa de Protecção Social do Ministério do Interior (CPS/MININT), ambas no bairro Quilumosso”.

Esta Sexta-feira, o dia reservava uma visita à cadeia do Congo e, posteriormente, às obras de reabilitação da Delegação Provincial do Interior no Uíge.

C/VA

PONTUAL, fonte credível de informação.