0º C

07 : 20

Ministro da Energia inaugura central solar no Bailundo e lança novos projectos de electrificação no Huambo

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, iniciou esta Quarta-feira, no Huambo, uma agenda marcada pela inauguração da central fotovoltaica do Bailundo, pela expansão da rede de distribuição de energia na Chicala Choloanga e pela consignação de novos projectos de electrificação em vários municípios da província.

Registro autoral da fotografia

Há 11 horas
2 minutos de leitura

Recebido no Aeroporto Albano Machado pelo governador Pereira Alfredo, o governante sublinhou a importância das infra-estruturas energéticas para a melhoria das condições de vida das populações locais. A jornada começou no município do Ucuma, onde presidiu à cerimónia de assinatura dos autos de consignação dos projectos que irão beneficiar Chinjenje, Ucuma, Longonjo, Alto Hama, Londuimbale e o sector da Chipipa.

Posteriormente, deslocou-se ao Bailundo para inaugurar a central fotovoltaica, equipada com mais de 15 mil painéis solares e uma capacidade instalada de 7,8 megawatts. Ainda no mesmo dia, João Baptista Borges inaugurou a rede de distribuição de energia da Chicala Choloanga, composta por 37 quilómetros de linhas e cinco postos de transformação aéreos, com potências entre 160 e 250 kVA.

A visita do ministro ao Huambo inclui igualmente a orientação dos trabalhos do 14.º Conselho Consultivo do sector, agendado para os dias 4 e 5 de Setembro, no CEFOJOR. Sob o lema “Meio Século a Garantir Vida, Energia e Esperança”, o encontro reunirá dirigentes e técnicos para avaliar os desafios e as prioridades da política energética nacional.