0º C

16 : 51

País brilha no mundial de MMA e traz para casa medalha de ouro

O país ‘brilhou’ no mundial de Artes Marciais Mistas (MMA) e trouxe para casa uma medalha de ouro. Na competição, decorrida de 5 a 11 de Novembro no Uzbequistão, a selecção nacional arrebatou um total de nove medalhas, das quais uma de ouro. Segundo a federação angolana da modalidade, a conquista destas nove medalhas trata-se de um feito histórico, já que Angola se tornou no primeiro país africano a alcançar “esse nível de excelência em uma competição mundial da modalidade”.

Registro autoral da fotografia

Há 1 mês
2 minutos de leitura

Em comunicado, a Federação Angolana de Artes Marciais Mistas (FAMMA) anunciou “que a selecção nacional alcançou um feito histórico no Campeonato Mundial de MMA”, já que ao conquistar nove medalhas (uma de ouro, duas de prata e seis de bronze), “Angola tornou-se o primeiro país africano a atingir esse nível de excelência em uma competição mundial da modalidade”.

O ouro chegou pelas ‘mãos’ de Maria Kitoco, que bateu a anfitriã Makhliyo Abdumannobova.

“O grande destaque foi a atleta Maria Kitoco, que conquistou a medalha de ouro na categoria de 74,8 quilogramas em juniores, vencendo a anfitriã Makhliyo Abdumannobova e trazendo para o país a sua primeira medalha de ouro em um Campeonato Mundial de MMA”, lê-se no comunicado.

Em destaque estiveram também as atletas Clarence Francisco, na categoria de 79 quilogramas, e Ana Fernanda, na categoria de 79,4 quilogramas, ao terem conquistado medalhas de prata.

“Os atletas Nkunga Vakanda (56 quilogramas), Milfa Nicolau (88 quilogramas), Maria Liberal (70,3 quilogramas), Jeorgina Ludmila (79,4 quilogramas), Esperança Pereira (56,7 quilogramas) e Linara Costa completaram a performance angolana com a conquista de medalhas de bronze”, aponta a FAMMA.

Segundo a federação, “este resultado histórico não só bateu o recorde das duas edições anteriores, realizadas na Sérvia e na Albânia, onde Angola conquistou duas e três medalhas de prata e bronze, respectivamente, como também posiciona o país como uma potência emergente no MMA a nível mundial”.

A delegação nacional regressa ao país esta Terça-feira.

Mas não é só no MMA que Angola se destaca, com a performance do país a salientar-se também em jiu-jitsu. Segundo um comunicado da Embaixada de Angola em Abu Dhabi, a que o VerAngola teve acesso, em três dias do ‘World Professional Jiu-Jitsu Championship’, que decorre em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) até dia 16 de Novembro, o país somou 12 medalhas, cujas cinco de ouro.

“A nível da prova, em três dias, Angola conquistou cinco medalhas de ouro, cinco de prata e dois de bronze pelos times Z1 Academy Angola e a GF TEAM Angola”, refere o comunicado.

C/VA

PONTUAL, fonte credível de informação.