0º C

20 : 39

Produção de petróleo em Angola cai abaixo de um milhão de barris diários pela primeira vez desde 2023

Angola registou em Julho uma produção média diária de 998.757 barris de petróleo, descendo pela primeira vez desde 2023 abaixo da marca de um milhão de barris, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG). No total, foram produzidos 30,9 milhões de barris no mês, face a uma previsão de 1,07 milhões de barris por dia.

Registro autoral da fotografia

Há 5 dias
2 minutos de leitura

O recuo acontece menos de dois anos após a saída do país da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), em Dezembro de 2023, motivada pela discordância com o limite de produção imposto de 1,2 milhões de barris diários.

A ANPG adiantou ainda que a produção de gás associado alcançou, em Julho, 82.307 milhões de pés cúbicos, correspondendo a uma média de 2.655 milhões de pés cúbicos por dia.

A quebra da produção agrava a pressão sobre as contas públicas, já afectadas pela descida do preço internacional do crude abaixo dos 70 dólares por barril, valor de referência inscrito no Orçamento Geral do Estado.

De acordo com o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Angola exportou 83,6 milhões de barris no segundo trimestre de 2025, que renderam 5,6 mil milhões de dólares, menos 13,6% face ao mesmo período do ano anterior. Em relação ao primeiro trimestre, as exportações diminuíram 3,82%, situando-se nos 4,7 mil milhões de euros. O valor bruto das vendas externas caiu 12,5% face ao trimestre anterior e quase 30% em termos homólogos.

As projecções para os próximos meses apontam para nova redução. Segundo a Bloomberg, as cargas preliminares indicam exportações de 1,09 milhões de barris diários em Setembro, caindo para 994 mil em Outubro.