0º C

09 : 48

Quinta cerimónia de condecorações da Independência remarcada por «razões objectivas»

A quinta cerimónia de condecorações no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional foi remarcada para os dias 8 e 9 de Setembro, informou a Comissão Interministerial responsável pela organização das acções comemorativas.

Registro autoral da fotografia

Há 3 dias
2 minutos de leitura

Prevista inicialmente para os dias 27 e 28 de Agosto, a cerimónia foi adiada por “razões objectivas”, segundo o comunicado divulgado esta semana pelo Centro de Imprensa da Presidência da República (CIPRA), a que o VerAngola teve acesso. A nota não especifica os motivos do reagendamento.

Esta será a quinta etapa de um processo que tem vindo a distinguir figuras e colectivos cujas contribuições se revelaram significativas para a história e desenvolvimento de Angola. As condecorações visam reconhecer “um legado perene de dedicação e serviço à pátria”, sublinha a comissão organizadora.

Em cerimónias anteriores, foram agraciadas diversas personalidades e instituições de referência, entre as quais a viúva do primeiro Presidente da República, Maria Eugénia Neto, o artista Nagrelha, o grupo musical Gingas do Maculusso, e outras figuras da cultura e da sociedade civil.

O Presidente da República atribuiu também condecorações póstumas aos dois primeiros chefes de Estado angolanos, António Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos, incluídos numa cerimónia realizada no mês passado, que distinguiu 163 oficiais das Forças Armadas Angolanas.

As condecorações inserem-se no vasto programa nacional para assinalar o cinquentenário da independência, que culminará em Novembro de 2025.