Sílvia Lutucuta representa Angola em cimeira onde se decide o futuro da saúde mundial
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, já se encontra em Genebra, na Suíça, para representar Angola na 79.ª Assembleia Mundial da Saúde, um dos mais influentes fóruns globais sobre políticas sanitárias, onde estarão em cima da mesa temas críticos como pandemias, malária, saúde mental e cobertura universal de saúde.

Registro autoral da fotografia
A delegação angolana participa no encontro entre 18 e 23 de Maio, ao lado de representantes dos 194 Estados-membros da Organização Mundial da Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, Angola pretende afirmar-se como parceiro estratégico nas políticas de saúde pública em África, numa altura em que o mundo enfrenta novos desafios sanitários e pressões sobre os sistemas nacionais de saúde.
Além de Sílvia Lutucuta, a missão integra Ana Maria de Oliveira, técnicos seniores do Ministério da Saúde e diplomatas angolanos destacados para acompanhar os debates especializados. Antes do arranque oficial da cimeira, a ministra manteve encontros de alinhamento estratégico e prepara uma agenda intensa de reuniões bilaterais com parceiros internacionais como UNICEF, Fundo Global e GAVI.
O Executivo angolano pretende reforçar apoios internacionais para sectores considerados críticos, entre os quais o combate à malária, cólera, tuberculose e sarampo, além da expansão dos cuidados materno-infantis e da formação de profissionais de saúde. Apesar dos progressos registados, o país continua confrontado com elevadas taxas de mortalidade materna, escassez de médicos e profundas desigualdades no acesso aos cuidados de saúde entre zonas urbanas e rurais.
A assembleia deverá ainda discutir o polémico acordo internacional sobre pandemias e partilha de patógenos de alto risco, considerado decisivo para futuras respostas globais a crises sanitárias. Para Angola, a participação no encontro representa não apenas uma frente diplomática, mas também uma oportunidade estratégica para captar financiamento, fortalecer alianças e reposicionar o país no centro dos debates mundiais sobre saúde pública.
Notícias que você também pode gostar
Impedido de entrar nos Estados Unidos quando se preparava para participar no Mundial de 2026, um árbitro somali regressou a casa sob uma onda de solidariedade que transformou o aeroporto de Mogadíscio num palco de emoção e apoio popular.
Há 49 minutos
Angola deu mais um passo no combate aos crimes financeiros. A Assembleia Nacional aprovou, esta terça-feira, na especialidade, alterações à Lei de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais, reforçando os mecanismos de controlo sobre operações suspeitas e o financiamento de actividades ilícitas.
Há 57 minutos
Velhas divergências voltaram a agitar o universo político angolano. Lindo Bernardo Tito e William Tonet protagonizam uma troca pública de acusações que traz novamente para o centro do debate os conflitos que marcaram a trajectória da CASA-CE.
Há 11 horas
Angola elevou o nível de alerta sanitário e reforçou as medidas de prevenção contra o ébola, numa altura em que o surto na República Democrática do Congo e no Uganda continua a preocupar as autoridades de saúde. O aviso foi lançado esta terça-feira pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Há 11 horas
O Angotic 2026 vai chegar às salas universitárias de várias províncias do país através do Angosat-2. Seis instituições públicas de ensino superior vão acompanhar, em directo, o maior fórum nacional dedicado às tecnologias e inovação digital.
Há 11 horas
A corrida à liderança do MPLA ganhou novos contornos de tensão. António Venâncio e José Carlos de Almeida admitem contestar a validação da candidatura de João Lourenço, alegando irregularidades e violação do calendário eleitoral interno do partido.
Há 11 horas
A Sérvia quer encurtar a distância com Angola e aposta na criação de voos directos entre os dois países para acelerar negócios, investimentos e novas oportunidades de cooperação. A intenção foi anunciada esta terça-feira pelo Presidente sérvio, Aleksandar Vučić, durante a visita oficial de João Lourenço a Belgrado.
Há 11 horas
Num momento de crescente tensão geopolítica na Ásia, o Presidente da China, Xi Jinping, iniciou esta terça-feira uma visita oficial de dois dias à Coreia do Norte, numa deslocação vista por analistas como um sinal claro de fortalecimento da aliança entre Pequim e Pyongyang.
Há 2 dias
Impedido de entrar nos Estados Unidos quando se preparava para participar no Mundial de 2026, um árbitro somali regressou a casa sob uma onda de solidariedade que transformou o aeroporto de Mogadíscio num palco de emoção e apoio popular.
Há 49 minutos
Angola deu mais um passo no combate aos crimes financeiros. A Assembleia Nacional aprovou, esta terça-feira, na especialidade, alterações à Lei de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais, reforçando os mecanismos de controlo sobre operações suspeitas e o financiamento de actividades ilícitas.
Há 57 minutos
Velhas divergências voltaram a agitar o universo político angolano. Lindo Bernardo Tito e William Tonet protagonizam uma troca pública de acusações que traz novamente para o centro do debate os conflitos que marcaram a trajectória da CASA-CE.
Há 11 horas
Angola elevou o nível de alerta sanitário e reforçou as medidas de prevenção contra o ébola, numa altura em que o surto na República Democrática do Congo e no Uganda continua a preocupar as autoridades de saúde. O aviso foi lançado esta terça-feira pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Há 11 horas
O Angotic 2026 vai chegar às salas universitárias de várias províncias do país através do Angosat-2. Seis instituições públicas de ensino superior vão acompanhar, em directo, o maior fórum nacional dedicado às tecnologias e inovação digital.
Há 11 horas
A corrida à liderança do MPLA ganhou novos contornos de tensão. António Venâncio e José Carlos de Almeida admitem contestar a validação da candidatura de João Lourenço, alegando irregularidades e violação do calendário eleitoral interno do partido.
Há 11 horas
A Sérvia quer encurtar a distância com Angola e aposta na criação de voos directos entre os dois países para acelerar negócios, investimentos e novas oportunidades de cooperação. A intenção foi anunciada esta terça-feira pelo Presidente sérvio, Aleksandar Vučić, durante a visita oficial de João Lourenço a Belgrado.
Há 11 horas
Num momento de crescente tensão geopolítica na Ásia, o Presidente da China, Xi Jinping, iniciou esta terça-feira uma visita oficial de dois dias à Coreia do Norte, numa deslocação vista por analistas como um sinal claro de fortalecimento da aliança entre Pequim e Pyongyang.
Há 2 dias












