0º C

16 : 44

Spotify acusa Apple de “extorsão” com novas regras para aplicações

A ‘Empresa da Maçã’ já veio a público responder.

Registro autoral da fotografia

Há 11 meses
1 minutos de leitura

O CEO do Spotify, Daniel Ek, partilhou uma série de publicações na rede social X (ex-Twitter) onde critica abertamente a Apple e as novas políticas anunciadas para os developers de iOS.

A situação tem como ponto de partida a taxa de 30% cobrada pela Apple por cada transação feita pela App Store, um ‘problema’ para developers do iOS e que (supostamente) seria contornado com a Lei dos Mercados Digitais na União Europeia – que obriga a Apple a permitir que as apps possam ser instaladas por via de outras lojas virtuais que não a App Store.

No entanto, a ‘Empresa da Maçã’ pretende criar taxas extra para aplicações que sejam instaladas por via de outras plataformas – obrigando os ‘developers’ a pagar por instalações anuais das respectivas aplicações.

Em comunicado, Ek refere que estes planos são “pura e simplesmente, uma extorsão” e que vão prejudicar não só grandes empresas como também startups e pequenos developers.

“Infelizmente, esta é uma jogada clássica de uma empresa antiga e dominante que acredita que as regras não se aplicam a ela. Em vez de se adaptar e inovar, estão a distorcer a situação, fazendo parecer com que a culpa seja dos reguladores. Ou, ainda pior, a fingir que estão preocupados com segurança quando é claramente um plano para aumentar os lucros”, afirmou o CEO do Spotify.

Entretanto, a Apple já veio responder publicamente ao líder da empresa sueca, afirmando que pretende “apoiar o sucesso de todos os developers”, incluindo o do Spotify “que tem a aplicação de streaming de música com mais sucesso em todo o mundo”.

“As mudanças que estamos a partilhar para as aplicações na União Europeia dão aos developers uma escolha – com novas opções para distribuir apps iOS e processar pagamentos. Cada developer pode escolher ficar com os mesmos termos de hoje em dia. E, com os novos termos, mais de 99% dos developers pagará o mesmo ou menos à Apple”, pode ler-se no comunicado partilhado pela Apple com o site 9to5mac.