0º C

10 : 48

Téte António chega à RDC para discutir segurança e estabilidade na Região dos Grandes Lagos

Chefe da diplomacia angolana participa na 19.ª Sessão do Comité Inter-Ministerial da CIRGL

Registro autoral da fotografia

Há 24 horas
2 minutos de leitura

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, encontra-se na República Democrática do Congo (RDC) para representar Angola na 19.ª Sessão Ordinária do Comité Inter-Ministerial da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), que decorre esta quinta-feira, em Kinshasa.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, o governante chegou na noite de quarta-feira à capital congolesa, acompanhado por João Ernesto dos Santos “Liberdade”, ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria. À chegada ao Aeroporto Internacional de N’djili, foi recebido pelo embaixador angolano na RDC, Miguel Costa.

A reunião de alto nível vai centrar-se na análise do relatório do Secretário Executivo sobre os progressos e desafios da organização, bem como na apreciação do informe sobre a segurança regional, apresentado pelo presidente do Comité de Ministros da Defesa da CIRGL.

A sessão pretende ainda aprovar o relatório dos coordenadores nacionais e reforçar a cooperação entre os 12 Estados-membros, num momento em que a instabilidade política e militar continua a marcar vários pontos da região.

Criada com base no Pacto sobre Segurança, Estabilidade e Desenvolvimento, a CIRGL tem como objectivo principal promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento sustentável na Região dos Grandes Lagos — uma das zonas mais sensíveis do continente africano.