0º C

03 : 55

UNITA denuncia assassinatos brutais em minas de diamantes–Empresas de segurança acusadas

Uma delegação da UNITA, liderada pelo vice-presidente para o Património e Finanças, Simão Dembo, foi recebida esta segunda-feira, 04, pelos vice-governadores da Lunda Norte para discutir um tema explosivo: denúncias alarmantes sobre assassinatos de cidadãos supostamente cometidos por empresas de segurança em minas de diamantes.

Registro autoral da fotografia

Há 4 semanas
2 minutos de leitura

No final da audiência, Simão Dembo revelou à imprensa que populares denunciaram casos de execuções sumárias de pessoas a caminho das lavras, levantando sérias preocupações sobre a violação dos Direitos Humanos na região.

“As pessoas estão a ser mortas sem qualquer explicação, e há indícios de envolvimento de forças privadas que deveriam garantir a segurança e não semear o terror!”, acusou o dirigente da UNITA, exigindo esclarecimentos urgentes das autoridades.

Além das denúncias de violência, a delegação da UNITA também apontou o estado crítico das infraestruturas na província, destacando a degradação das vias de acesso, especialmente na estrada Cuango-Cafunfo, onde a falta de asfaltagem isola comunidades inteiras.

Apesar da gravidade das acusações, Simão Dembo assegurou que o partido está disponível para colaborar com as autoridades e pressionar por mudanças. “A UNITA está ao lado do povo e não permitirá que estas atrocidades fiquem impunes!”, garantiu.

PONTUAL, fonte credível de informação.