0º C

02 : 36

Vera Daves entre os 759 distinguidos pelo Presidente da República nos 50 anos da Independência

O Presidente da República, João Lourenço, vai distinguir 759 personalidades nacionais e estrangeiras na sexta cerimónia de condecorações inserida nas comemorações do 50.º aniversário da Independência Nacional, marcada para os dias 29 e 30 de Setembro.

Registro autoral da fotografia

Há 5 horas
2 minutos de leitura

Entre os homenageados destaca-se a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, que receberá a medalha na classe “Paz e Desenvolvimento”.

Medalhas para nomes da política, cultura e música

Na mesma categoria, serão ainda distinguidos nomes sonantes da sociedade angolana, como Abel João da Costa, o músico Adriano Dokas “Ndaka Yo Wiñi”, o agrupamento musical Army Squad, a cantora Noite e Dia, o produtor Heavy C e muitos outros representantes da cultura e do desporto.

Além desta classe, o Chefe de Estado entregará medalhas na categoria “Independência”, que contemplará 115 personalidades, incluindo algumas figuras portuguesas que, segundo o comunicado oficial, se destacaram pelo contributo ao percurso histórico nacional.

Um reconhecimento com peso histórico

De acordo com a nota do CIPRA, as distinções pretendem enaltecer indivíduos e colectivos “cujas acções representaram um legado perene de dedicação e serviço à pátria”.

Com esta nova ronda de homenagens, o total de condecorados no âmbito das celebrações da independência eleva-se para 759 personalidades: 644 na classe “Paz e Desenvolvimento” e 115 na classe “Independência”.