0º C

06 : 23

Banco Mundial injeta 250 milhões USD para «revolucionar» emprego jovem em Angola

O Governo angolano acaba de garantir um novo impulso para combater o desemprego juvenil, com a retoma do financiamento do Banco Mundial no valor de 250 milhões de dólares. O montante será aplicado até 2029 no Projecto de Emprego e Oportunidades para Jovens, que visa beneficiar meio milhão de cidadãos em todo o território nacional.

Registro autoral da fotografia

Há 2 dias
2 minutos de leitura

A iniciativa, apresentada esta terça-feira em Luanda, durante a 4.ª Reunião Ordinária da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros, aposta em soluções concretas para aumentar o rendimento, a produtividade e a inserção no mercado de trabalho, com foco em mulheres (40%) e pessoas com deficiência (6%).

Segundo a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues, o programa inclui ainda o reequipamento total dos centros de formação profissional, muitos dos quais operam com tecnologia obsoleta. “Temos máquinas e robôs desactualizados. É imperioso adequar os equipamentos às exigências actuais do mercado”, afirmou.

O plano prevê também a capacitação técnica de milhares de jovens, através de programas financiados pelo Banco Mundial e pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Serão promovidas oportunidades em sectores emergentes como economia digital, startups e infra-estruturas, bem como estágios profissionais e entrega de kits de empregabilidade.

As autoridades sublinham que este é um passo decisivo na promoção da inclusão produtiva da juventude angolana, com impacto directo na redução da pobreza e no fortalecimento do capital humano do país.