0º C

17 : 13

Bolseiros angolanos a caminho de França

Um grupo de dez bolseiros seleccionados para estudar em França viajam, hoje, para aquele país da Europa, onde vão frequentar cursos ligados às áreas de Engenharia Eléctrica e Informática industrial, Mecânica e Produção, Redes e Telecomunicações e Térmica e Energética.

Registro autoral da fotografia

Há 6 meses
2 minutos de leitura

Pela viagem, a embaixada de França em Angola realizou, na sexta-feira, em Luanda, uma cerimónia de despedida aos jovens. No acto, a embaixadora francesa Sophie Aubert desejou êxitos aos estudantes angolanos.

No discurso de despedida, a diplomata disse que os estudantes vão, inicialmente, aprimorar o nível de francês, nos primeiros meses, antes de serem distribuídos aos diferentes institutos e universidades francesas. “Espero que depois de quatro anos, os bolseiros regressem a Angola para contribuírem no desenvolvimento económico do país”, disse.

Durante o encontro, a embaixadora expressou o desejo de reforçar as relações de cooperação entre Angola e França, nos domínios social e cultural. Sophie Aubert avançou que as bolsas de estudo têm, também, parceria  das empresas TotalEnergies, Castel e Prezioso.

Cristiano Nganzia, um dos seleccionados, que estudava no Bengo, disse estar honrado por fazer uma formação em Engenharia Térmica e Energética. “Até ao momento, não consigo acreditar. Parece um sonho”.

Joana  Francisco, de  20 anos, é outra bolseira seleccionada. Oriunda de Malanje, disse que o processo não foi fácil. “Sinto-me feliz por ter conseguido tal conquista. Trabalhei muito para obter tal mérito. Espero que a parceria continue, de modo a dar possibilidades a outros jovens de realizarem os sonhos”, salientou.

C/JAO