0º C

16 : 50

Escola Superior Pedagógica do Bengo vai ser transformada em Instituto Superior

O anúncio é de Esperança da Costa, vice-Presidente da República, que realizou, esta Quinta e Sexta-feira, uma visita à província do Bengo. Segundo a governante, a instituição será transformada em Instituto Superior de Pedagogia com vista a fornecer mais cursos, indo até à pós-graduação.

Registro autoral da fotografia

Há 6 meses
2 minutos de leitura

Além disso, esta medida também pretende melhorar as condições de trabalho e estudo dos professores, alunos e funcionários administrativos, adiantou Esperança da Costa, citada pela Angop.

Na ocasião, disse que o governo provincial já identificou um novo sítio no qual se vai construir uma nova infra-estrutura mais apropriada para atender as necessidades dos cursos que serão oferecidos.

Durante a sua jornada de trabalho no Bengo, Esperança da Costa começou por manter um encontro de cortesia com a governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba.

Segundo um comunicado do governo provincial do Bengo, a que o VerAngola teve acesso, na Quinta-feira, seguiu-se um encontro com o governo local, onde Maria Antónia Nelumba resumiu o actual estado socio-económico da província.

“Os maiores destaques foram os grandes constrangimentos nos sectores da educação, saúde, energia e águas, ambiente e infra-estruturas”, refere a nota.

Neste particular, a governadora “solicitou a advocacia de influência da vice-Presidente no sentido de serem efectivadas as obras da segunda fase das infra-estruturas integradas em Caxito, como solução para contrapor o quadro dramático que se viveu nas últimas chuvas, cujos resultados nefastos ainda se fazem sentir pela população desalojada das suas residências”.

No seu calendário seguiu-se um encontro com as associações femininas com sede no Bengo, “com objectivo de auscultar as mulheres e encorajá-las a continuarem a trabalhar para o engrandecimento das famílias e do país”.

Esperança da Costa realizou ainda visitas ao “Hospital Municipal do Dande (Heróis de Caxito), nas áreas do HIV/SIDA e grandes endemias, à Escola Superior Pedagógica do Bengo, ao Instituto Técnico de Saúde, ao Complexo Escolar do Ensino Especial, ao Magistério Kimamuenho e, por fim, ao Instituto Superior Politécnico do Bengo”.

Já para esta Sexta-feira, a sua agenda previa uma constatação do sector das águas no Dande, terminando com a plantação de mangais na comuna da Barra do Dande.

C/VA