0º C

22 : 55

Guterres rende-se à liderança angolana na UA: “Presidência extremamente eficaz”

A poucos dias de Angola passar o testemunho da União Africana ao Burundi, o secretário-geral da ONU, António Guterres, elogiou sem reservas o mandato de João Lourenço à frente da organização continental, classificando-o como “extremamente eficaz”.

Registro autoral da fotografia

Há 23 horas
2 minutos de leitura

O reconhecimento foi feito esta sexta-feira, em Adis Abeba, após um encontro entre os dois líderes à margem da 39.ª Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorre este fim-de-semana na capital etíope. Guterres encontra-se na cidade precisamente para participar na cimeira, tal como o Presidente angolano.

Segundo informação divulgada pela Presidência da República, a deslocação de João Lourenço insere-se na agenda oficial da conferência, que marca o encerramento do mandato rotativo assumido por Angola em Fevereiro do ano passado.

A agenda do chefe de Estado foi intensa e politicamente carregada. João Lourenço recebeu o director-geral da UNESCO, Khaled El-Enany, num encontro que abriu uma série de audiências diplomáticas de alto nível.

Seguiram-se reuniões com o presidente do Conselho de Administração do Afreximbank, George Elombi, com o presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Sidi Ould Tah, e ainda com o professor Jeffrey Sachs, presidente da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Num momento de transição na liderança da União Africana, o elogio público do mais alto responsável das Nações Unidas surge como um sinal político de peso e reforça a projecção internacional de Angola num palco continental onde as decisões moldam o futuro de África.