0º C

06 : 44

Lubango integra Rede de Cidades Criativas da UNESCO

A cidade do Lubango passou, oficialmente, a figurar na prestigiada Rede de Cidades Criativas da UNESCO, distinção que reconhece o talento e a identidade cultural local através do artesanato e das artes populares. O anúncio foi feito esta sexta-feira, 31 de Outubro, pela directora-geral da organização, Audrey Azoulay, no âmbito do Dia Mundial das Cidades.

Registro autoral da fotografia

Há 9 horas
2 minutos de leitura

Com esta classificação, o Lubango junta-se a São Paulo, no Brasil, e a Matosinhos, em Portugal, reforçando a presença lusófona numa lista de 58 novas cidades que passam a integrar a rede global. A capital da Huíla foi distinguida na categoria de “Artesanato e Artes Populares”, um reconhecimento que valoriza a tradição e a mestria dos artesãos locais, cujas cestas, balaios e peças esculpidas em madeira são já marca cultural da região.

De acordo com a UNESCO, as novas cidades são distinguidas pelo seu compromisso em promover a criatividade como motor de desenvolvimento urbano sustentável, contribuindo para comunidades “mais resilientes, vibrantes e culturalmente ricas”.

A cidade brasileira de São Paulo foi seleccionada na categoria de Cinema, enquanto Matosinhos, em Portugal, reforça o reconhecimento internacional das expressões culturais de língua portuguesa.

Pela primeira vez, a UNESCO introduziu a Arquitectura como nova categoria da Rede de Cidades Criativas, que conta agora com oito domínios entre eles, o Artesanato, as Artes Digitais, o Design, a Gastronomia, a Literatura, a Música e o Cinema.

Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO conta actualmente com 408 cidades em mais de 100 países, promovendo a cooperação internacional e a valorização das expressões culturais que impulsionam o desenvolvimento sustentável.