0º C

00 : 20

Primeiro terminal de transporte de passageiros no Bengo começa a ser construído

Foi lançada, esta Quarta-feira, a primeira pedra para a construção do primeiro terminal de transporte de passageiros no Bengo. O futuro terminal, cuja construção é da responsabilidade do grupo empresarial Rosalina Express, vai contar com serviços de bilheteira, café, barbearia, entre outros.

Registro autoral da fotografia

Há 4 meses
2 minutos de leitura

Coube à governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, lançar a primeira pedra, segundo refere um comunicado do governo provincial do Bengo, a que o VerAngola teve acesso.

“Na manhã desta Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024, no município do Dande, em frente ao Mercado do Panguila, a governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, procedeu ao lançamento da pedra para construção do primeiro terminal de transporte de passageiros na província do Bengo, numa parceria com o grupo empresarial Rosalina Express”, lê-se na nota.

Na ocasião, Diamantina Ruas, supervisora da transportadora, referiu que o projecto de construção do referido terminal “é de inteira responsabilidade do grupo empresarial Rosalina Express e terá a duração de oito meses”.

Após conclusão, o terminal vai contar com serviços de bilheteira, café, barbearia, entre outros.

Por sua vez, a governadora do Bengo, citada no comunicado, referiu que se trata de um “projecto de grande importância porque vai impactar directamente na vida do cidadão, garantindo melhor mobilidade, comodidade e segurança no transporte periódico de pessoas e bens”.

Apelando à preservação do terminal, Maria Antónia Nelumba disse igualmente que este terminal vai permitir aos utilizadores ter “horários predefinidos que vão permitir que as pessoas possam circular a nível do Bengo”.

A transportadora vai fazer os percursos Luanda/Bengo, Centralidade do Sequele e Zango Zero, tendo paragens específicas, tendo em vista a facilitação da deslocação das pessoas que trabalham no Bengo e moram em Luanda e vice-versa, escreve o Jornal de Angola.

O terminal de transportes da empresa ainda se encontra em fase inicial, sendo que de forma inicial se limita ao Panguila, contudo, futuramente será estendido até à comuna da Açucareira (Caxito), no qual vai ser instalada a sede provincial.

“Os nossos serviços serão abertos ao público, a partir das 05h00. Numa primeira fase vamos conseguir empregar perto de 15 colaboradores, começando na área da bilheteira, assistentes de passageiros auxiliares de higienização de viaturas nos terminais, as prioridades serão para os munícipes do Dande. Os funcionários próximos do trabalho minimizam os custos”, referiu Diamantina Rua, que, citada pelo Jornal de Angola, avançou igualmente que a empresa pretende ampliar a rede de terminais de passageiros em todo o território nacional.

VA

PONTUAL, fonte credível de informação.