0º C

05 : 15

Detidos mais seis suspeitos por envolvimento nos tumultos de Julho

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) anunciou a detenção de mais seis pessoas alegadamente ligadas aos tumultos que eclodiram no final de Julho, em várias províncias, com epicentro em Luanda. Entre os detidos encontram-se três dirigentes de associações de taxistas, um jornalista, um professor e um agente de vendas online.

Registro autoral da fotografia

Há 18 horas
2 minutos de leitura

De acordo com o comunicado do SIC, os cidadãos são acusados de crimes como associação criminosa, incitação à violência, terrorismo, falsificação de documentos e financiamento ao terrorismo. As autoridades sustentam haver “fortes indícios” do seu envolvimento na organização de actos de vandalismo, pilhagem e destruição de bens públicos e privados, registados durante os protestos.

Foram identificados entre os detidos os presidentes da Associação dos Taxistas e Lotadores de Angola (ATLA), da Associação dos Brigadistas de Paragem de Táxi (Abtax) e da Cooperativa Dois PN (2PN). Segundo a nota, os três terão tido um papel central na mobilização de manifestações e na paralisação dos transportes que antecederam os episódios de violência.

Além destes, foram igualmente detidos um professor, um jornalista e um agente de vendas online, acusados de produzir e difundir conteúdos considerados falsos nas redes sociais, bem como de promover protestos. O SIC refere que as detenções resultam de uma “investigação aturada” ainda em curso e adianta que os suspeitos serão presentes ao Ministério Público.

Os protestos de Julho, inicialmente motivados por reivindicações no sector dos transportes, degeneraram em confrontos que provocaram, segundo a Polícia Nacional, 30 mortos incluindo um agente da corporação, 277 feridos e mais de 1.500 detenções.

Nas últimas semanas, têm sido anunciadas várias detenções relacionadas com o mesmo processo, incluindo dirigentes de associações de táxis e até dois cidadãos de nacionalidade russa. O SIC assegura que os trabalhos de investigação prosseguem, com vista a identificar outros possíveis envolvidos.