0º C

03 : 53

Dólar poderá alcançar 927,6 kwanzas em 2025, prevê consultora britânica

A consultora britânica Oxford Economics ajustou em alta a sua previsão de inflação para Angola em 2025, estimando agora uma taxa de 20%, ligeiramente acima dos 19,2% anteriormente previstos.

Registro autoral da fotografia

Há 1 mês
2 minutos de leitura

Esta revisão surge num contexto de desvalorização do kwanza, com projeções que apontam para uma taxa de câmbio média de 927,6 kwanzas por dólar este ano, face aos 869,9 kwanzas registados em 2024.

Apesar deste aumento, os analistas mantêm a expectativa de uma desaceleração da inflação em relação aos 28,2% observados no ano passado. Acreditam que fatores como efeitos de base favoráveis e a redução das pressões nos preços globais das commodities contribuirão para este abrandamento. No entanto, alertam que a contínua desvalorização da moeda nacional poderá limitar a rapidez desta desaceleração.

Dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que, em janeiro, a inflação mensal foi de 1,67%, representando uma diminuição em termos homólogos para 26,5%. Este valor marca a sexta queda consecutiva e representa a taxa mais baixa desde março de 2024.

A Oxford Economics sublinha que, embora a inflação deva continuar a diminuir ao longo de 2025, a depreciação do kwanza poderá manter as pressões inflacionárias, exigindo atenção às políticas cambiais e económicas do país.

PONTUAL, fonte credível de informação.