0º C

13 : 06

FAA AVANÇAM COM PLANO AMBICIOSO: Escola Superior de Guerra a caminho de se tornar Universidade Militar

As Forças Armadas Angolanas (FAA) estão a preparar uma transformação significativa na sua estrutura educacional, com a proposta de elevar a Escola Superior de Guerra ao estatuto de universidade militar. A iniciativa, defendida pelo General Altino Carlos dos Santos, chefe de Estado Maior General das FAA, visa aprofundar a formação militar e abrir novas oportunidades de progressão na carreira para os militares.

Registro autoral da fotografia

Há 5 meses
2 minutos de leitura

A Escola Superior de Guerra, atualmente um dos principais centros de formação militar em Angola, poderá em breve ver o seu estatuto elevado para o de universidade militar. A revelação foi feita pelo General de Aviação Altino Carlos dos Santos, chefe de Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), durante o encerramento do ano escolar do ensino superior militar 2023/2024.

O General dos Santos destacou que a transformação da Escola Superior de Guerra numa universidade militar permitirá não só a expansão da oferta formativa, mas também uma melhoria significativa nas oportunidades de progressão na carreira para os militares que visam alcançar posições de destaque dentro das FAA. “Estamos num cenário global em constante mudança, e é essencial que as nossas forças armadas estejam preparadas para se adaptar e inovar. A educação é o caminho para isso”, afirmou.

Atualmente, a Escola Superior de Guerra oferece cursos como Estratégia e Arte Operativa, Comando e Direcção, Comando e Estado Maior, Organização de Asseguramento Moral e Psicológico e Promoção a Oficial Superior, sendo este último reservado a oficiais já licenciados. No entanto, com a possível transformação em universidade, a oferta poderá ser alargada, incluindo novas especializações e campos de estudo, reforçando a formação contínua e especializada dos militares angolanos.

A instituição, que também se dedica à pesquisa e desenvolvimento em áreas de defesa, estratégia e segurança nacional e internacional, formou, no ano letivo que agora termina, um total de 130 oficiais das FAA, contribuindo assim para o fortalecimento das capacidades das forças armadas do país.

Com esta iniciativa, as FAA demonstram um compromisso renovado com a excelência na formação dos seus quadros, preparando-os para enfrentar os desafios crescentes num mundo cada vez mais complexo e dinâmico.

PONTUAL, fonte credível de informação.