0º C

17 : 35

França lidera investimentos estrangeiros em Angola com 18 mil milhões de euros aplicados em 2023

Com 18 mil milhões de euros investidos este ano, a França consolidou-se como o maior investidor estrangeiro em Angola, destacando-se também como terceiro maior empregador estrangeiro no país, segundo revelou a embaixadora francesa Sophie Aubert durante um fórum empresarial em Luanda.

Registro autoral da fotografia

Há 4 semanas
2 minutos de leitura


A França reafirmou sua liderança como o principal investidor estrangeiro em Angola, com um montante de 18 mil milhões de euros aplicados ao longo de 2023. O anúncio foi feito pela embaixadora francesa em Angola, Sophie Aubert, na abertura de um fórum empresarial organizado pela Business France, integrado numa missão dedicada ao setor portuário, logístico e marítimo.

Segundo a diplomata, cerca de 130 empresas francesas, das quais 60 possuem presença física em Angola, movimentam anualmente um total de seis mil milhões de euros no país. A França também ocupa posição de destaque como o segundo maior parceiro comercial de Angola na África subsaariana em 2022 e foi o principal fornecedor de trigo para o país em 2023.

Financiamento robusto e confiança renovada
O Banco Público de Investimento francês mobilizou garantias financeiras para Angola no valor de 1,85 mil milhões de euros. Adicionalmente, dois bancos privados franceses mantêm linhas de crédito de 500 milhões de euros cada, com a previsão de abertura de uma terceira linha. A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) disponibilizou ainda 700 milhões de euros em empréstimos e subsídios para apoiar o desenvolvimento económico de Angola.

Sophie Aubert sublinhou que o Governo francês está empenhado em apoiar a estruturação da economia angolana, incentivando a integração regional e global. “Há uma verdadeira confiança dos setores económicos franceses em Angola, e continuaremos a dinamizar as relações através de missões e parcerias económicas estratégicas”, destacou.

Impacto da Francofonia e futuro das relações bilaterais
O fortalecimento da cooperação entre os dois países também é impulsionado pela recente adesão de Angola à Organização Internacional da Francofonia (OIF), como membro observador. Este marco reflete o crescente interesse de Angola em estreitar laços com o mundo francófono, ampliando oportunidades de integração económica e cultural.

Com iniciativas como a missão empresarial em curso e a crescente confiança francesa na economia angolana, as perspectivas para a colaboração bilateral apontam para uma nova era de parcerias estratégicas e investimentos robustos.

PONTUAL, fonte  credível de informação.