0º C

17 : 09

Líderes europeus solidarizam-se com Donald Trump após ataque durante comício

A par de líderes europeus, quem também juntou-se condenando o ataque do candidato republicano, foi o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que chamou a Donald Trump de ” aliado norte-americano, líder mundial do momento”. “Nossa solidariedade ao maior líder mundial do momento, esperamos sua pronta recuperação, nos vemos na posse”, escreveu na rede social X, bolsonaro.

Registro autoral da fotografia

Há 5 meses
2 minutos de leitura

Continuam as reações a volta do atentado contra o candidato Republicano, Donald Trump, que neste sábado, foi vítima de um atentado durante seu último comício antes da convenção republicana onde será oficialmente nomeado candidato do Partido Republicano nas eleições de novembro para a Casa Branca.

Nas redes sociais, para além de líderes de países europeus como Emanuel Macron, presidente francês, a chefe do governo italiano, Giorgia Meloni, também expressou  “solidariedade” para com Donald Trump, a quem desejou uma rápida recuperação, Elon Musk, director executivo da Tesla, também juntou-se aos que solidarizam-se com Donald Trump.

Ainda na  rede social X, o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, também expressou “forte condenação” e sublinhou que a violência e o ódio “não têm lugar numa democracia”.

Na publicação, desejou a Trump e aos restantes feridos uma rápida recuperação, e manifestou condolências aos familiares da vítima mortal do atentado.

Também na rede social X, o chanceler alemão, Olaf Scholz, classificou como ignóbil a tentativa de assassinato, acrescentando que a violência política constitui uma ameaça à democracia.

Donald Trump, ex-Presidente e candidato republicano às presidenciais dos Estados Unidos, ficou ferido na orelha direita após um tiroteio num comício na Pensilvânia.

Depois de se ouvirem tiros, agentes dos serviços secretos retiraram o ex-Presidente do palco onde decorria o último comício de Trump antes da convenção republicana, na qual será oficialmente nomeado candidato às eleições de novembro.

C/CK