0º C

06 : 12

Namibe: Governo entrega restos mortais de 25 vítimas de conflitos políticos às famílias

Vinte e cinco vítimas dos conflitos políticos ocorridos no Namibe entre 1975 e 2002 foram homenageadas e entregues às famílias, esta segunda-feira, numa cerimónia marcada pela emoção e pelo simbolismo, presidida pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes.

Registro autoral da fotografia

Há 5 dias
2 minutos de leitura

O acto, realizado no pavilhão do Benfica, em Moçâmedes, integra-se nas actividades da Comissão para a Implementação do Plano de Reconciliação em Memória das Vítimas de Conflitos Políticos (CIVICOP) e assenta no lema “Abraçar e Perdoar”. Segundo o Governo provincial, a identificação das ossadas resultou do trabalho especializado de equipas técnicas da Comissão, em resposta ao apelo de familiares.

Na sua intervenção, o governador do Namibe, Archer Mangueira, sublinhou que a iniciativa representa “um acto de justiça e dignidade” e “um passo essencial para a consolidação da paz e da reconciliação entre todos os angolanos”.

A cerimónia contou ainda com a presença dos secretários de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas, e para a Saúde, Pinto de Sousa, de membros do governo provincial, autoridades tradicionais, líderes religiosos, forças de ordem e segurança, bem como familiares das vítimas.

De acordo com a nota oficial, o momento teve como propósito homenagear as vítimas, preservar a memória histórica e reafirmar o compromisso do Executivo com a reconciliação nacional.