0º C

06 : 17

Presidente da ANATA será interrogado na segunda-feira pelo Ministério Público

O Presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA), Francisco Paciente, deverá ser ouvido esta segunda-feira, 11 de Agosto, pelo Ministério Público, no âmbito do processo n.º 52-358/25-LDA, que também envolve o vice-presidente da organização. A informação foi confirmada pelo seu advogado, Sahana Wandakeya, que, por imposição legal, não adiantou detalhes sobre o conteúdo do processo.

Registro autoral da fotografia

Há 6 dias
2 minutos de leitura

A detenção foi confirmada no sábado, 9, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), que aponta o dirigente como suspeito da prática de crimes de associação criminosa, incitação à violência, atentado contra a segurança nos transportes e terrorismo. Segundo o porta-voz do SIC, existem “fortes indícios” de que Francisco Paciente tenha participado na promoção de actos de vandalismo e destruição de bens públicos e privados, registados no final de Julho.

O advogado de defesa manifestou estranheza pelo facto de a detenção ter ocorrido fora de flagrante delito, sublinhando que, no seu entendimento, “deveriam ter sido observados determinados pressupostos” antes da medida.

O jurista David considera provável que venham a ocorrer novas detenções no seguimento das investigações. Já o advogado moçambicano Alexandre Chivale comparou o caso ao de manifestações registadas no seu país, embora tenha sublinhado que, em Angola, os factos em causa dizem respeito a vandalismo e pilhagens, e não a protestos com liderança identificada.