0º C

20 : 46

Primeiras empresas vandalizadas em Julho começam hoje a receber compensações

Três das empresas afectadas pelos actos de vandalismo e pilhagem registados nas manifestações do final de Julho começam esta segunda-feira, 25, a receber compensações financeiras, informou o Banco de Poupança e Crédito (BPC).

Registro autoral da fotografia

Há 1 dia
2 minutos de leitura

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração, Cláudio Pinheiro, já foram submetidos cerca de vinte pedidos de apoio, avaliados em aproximadamente 28 mil milhões de kwanzas. O responsável garantiu que a análise dos restantes processos está em curso, sublinhando que “a prioridade do banco é assegurar o ressarcimento das empresas lesadas”.

Pinheiro adiantou que as primeiras operações de reembolso poderão ser concluídas ainda hoje ou amanhã, e que o banco tem capacidade para processar até mil créditos numa semana. No total, são 120 as empresas que poderão beneficiar do apoio, embora apenas dezoito tenham apresentado até agora a documentação exigida.

O gestor assegurou ainda que não existem riscos significativos associados aos reembolsos, uma vez que muitas das entidades afectadas já mantinham relações financeiras com o banco e dispõem de liquidez suficiente para honrar compromissos. “Estamos confortáveis em relação ao processo e confiantes de que os créditos serão devidamente reembolsados”, afirmou.

As compensações enquadram-se nas medidas de apoio definidas pelo Executivo para mitigar os prejuízos provocados pelos actos de vandalismo ocorridos no final de Julho.